O município de Ouro Preto do Oeste, que recentemente passou a ter o título de Estância Turística, por incrível que pareça, não possui uma secretaria de Turismo. A pasta criada por lei, ainda em 22 de dezembro de 2015, não se sabe o porquê, nunca foi instituída.
A pseudo Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte (SEMTUR), inexplicavelmente existe somente no papel. E, mesmo o município sendo detentor do título, cobiçado por vários outros municípios, de Estância Turística, sequer possui uma equipe de funcionários, já que atualmente é composta por apenas uma servidora lotada em uma minúscula sala sem identificação.
Além do título, o município também criou em 08 de novembro de 2015 o Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto do Oeste - Rondônia (COMTUR-OPO), que ainda está em pleno funcionamento. Porém, suas deliberações ficam restritas a quase nenhuma atividade voltada para o que foi criada.
A agenda de atividades de turismo da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste para o ano de 2017 restringe-se apenas a possíveis divulgações dos pontos turísticos do município por parte da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), e nenhuma outra ação.
Em contato, o Diretor Geral da Administração Municipal, Gilberto José da Silva, informou que neste início de mandato o foco da atual administração será a criação e ativação da Secretaria Municipal de Agricultura, já que, segundo Gilberto, trata-se de um município potencialmente agrícola e por esse motivo será dada ênfase à agricultura. O diretor salientou que, posteriormente, irá buscar meios para ativar, ou seja, instituir a SEMTUR.
gazeta central
|