O Corpo de Bombeiros confirmou que por volta das 13h30 desta quinta-feira, 9, uma lancha a jato transportando ao menos 17 pessoas, viajando da Comunidade rural de “Rosarinho”, em Autazes, para o município de Borba, colidiu com uma balsa quando passava nas proximidades do porto de Nova Olinda do Norte, no Rio Madeira.
Informações preliminares sobre o acidente fluvial indicavam que menos da metade dos passageiros da lancha haviam sido resgatadas e os demais, inclusive crianças, continuavam desaparecidas apesar das intensas buscas de equipes de mergulhadores, ajudados inclusive por canoeiros e pescadores que trabalham diariamente no beiradão do porto do município, distante 135 Km de Manaus em linha reta.
O condutor da lancha, identificado pelo apelido de “Papel” teria sido um dos resgatados e contou aos policiais militares que davam apoio que a balsa teria realizado uma manobra bastante arriscada que chegou a chamar de “brusca” quando se aproximava do porto do município e acabou provocando impacto que levou a lancha ao naufrágio logo em seguida.
O acidente fluvial levou a população quase inteira de Nova Olinda para o porto na tarde desta quinta-feira
A lancha de pequeno porte foi resgatada e levada para as margens do rio Madeira em frente a porto (Fotos: Divulgação)
A embarcação com capacidade para no máximo 20 passageiros, não estaria viajando com todos os lugares ocupados e foi resgatada poucos antes de ir para o fundo do rio, sendo levada para a margem. Ao menos seis pessoas foram resgatadas rapidamente após a colisão e já estavam recebendo atendimento médico no Hospital de Base do município.
A última informação vinda do local do acidente por volta das 16h00 indicava que o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe de quatro mergulhadores de Manaus. O Comando do 9º Distrito Naval enviou um grupo de inspeção para apurar as causas do acidente e o 3º Esquadrão de Helicópteros da Capitania dos Portos, enviou uma de suas aeronaves com médicos e enfermeiros para Nova Olinda do Norte.
portal do zacarias
|