EMATER realiza encontro das mulheres na Comunidade Nossa Senhora das Vitórias
A EMATER – Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, em parceira com a Câmara e a prefeitura do município de Teixeirópolis, realizaram no último dia 29 de março, na Comunidade Nossa Senhora das Vitórias, localizada na linha 28, km 31 do município de Teixeirópolis, um dia especial com o tema: “Mulher: valorize-se, ame-se, cuide-se”. O evento, voltado especialmente para as mulheres, teve uma programação variada envolvendo todas as participantes, que, na oportunidade, puderam assistir a palestras e participar de dinâmica de grupos, brincadeiras e sorteios de brindes.
A enfermeira e extensionista social da EMATER, Hyollanda de Oliveira Moreira, falou sobre a importância do planejamento familiar e explicou sobre os métodos contraceptivos. “O planejamento familiar é um meio muito importante para a qualidade de vida das pessoas, além de assegurado pela Constituição Federal. É por isso que é muito importante para o nível de conhecimento delas, e para que possam escolher o melhor método de utilização” explicou Hyollanda.
E com o assunto voltado especificamente para as mulheres, a convidada Sonia Arrabal, advogada e assessora jurídica da Câmara Municipal de Teixeirópolis, abordou a lei Maria da Penha, explicando às participantes qual o seu significado e sua importância na vida da mulher. Emocionada, Sonia ressaltou a necessidade da implantação de centros de referência: “Precisamos lutar para que seja implantado, em todos os municípios, um centro de referência no atendimento às mulheres”.
A advogada finaliza sua palestra convocando as mulheres para participarem ativamente da política. “Temos, também, que participar da vida política. Precisamos de mais mulheres nos defendendo e lutando pelos nossos direitos. É por meio da política que podemos mudar, pois somos a maioria deste país”, desabafou Sonia. Esteve presente no evento a psicóloga Poliane de Almeida Sila, representando o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, da unidade básica de Teixeirópolis.
Na oportunidade, Poliane falou do papel fundamental que o CRAS vem desempenhando. “Estamos presente neste evento para divulgar a estas mulheres, que muitas vezes têm vergonha de buscar um apoio psicológico, buscar informação de ordem psicológica, muitas vezes têm vergonha de falar que se sentem deprimidas, principalmente na zona rural”.
Finalizando as palestras, a gerente regional da EMATER, Valquiria Mendes, explicou o papel da EMATER junto às mulheres do campo. “Estamos apoiando as mulheres no setor produtivo na agroindústria, nas pequenas fábricas de confecções. Nós, da EMATER, desempenhamos atividades e apoiamos os eventos das mulheres, pois precisam ter sua própria renda e serem valorizadas no campo.
Elas necessitam ter sua ocupação, não somente no campo, para ajudar os homens, mas também na sua área profissional. Então, valorizando a mulher em si também é uma forma de cuidarmos desse contexto da mulher no campo”, finalizou Valquiria.
Por: Rondon Ferreira Rezende
|