Tri – No linguajar gauchesco a política de Rondônia foi “trilegal” no último final de semana, quando em 24 horas o Estado teve três governadores: Confúcio Moura (PMDB); depois o vice, Daniel Pereira (PSB) assumiu, porque o titular viajou para a Indonésia e por último o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (PMDB) ocupou o cargo devido a viagem de Daniel ao Peru, para cumprir compromissos..
Fora – Na solenidade de transmissão de cargo de governador, na manhã do último sábado (23) no Palácio Rio Madeira, de Daniel para Maurão de Carvalho, o chefe da Casa Civil, Emerson Castro estava entre as autoridades. Emerson já foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Porto Velho e tem amplo trânsito junto ao eleitorado da capital. Questionado sobre o futuro político foi cético: “a meta é entregar o cargo no final do próximo ano com a certeza do dever cumprido”. Apesar de ser “bom de voto”, Emerson está fora das eleições 2018..
Mudanças – Nos bastidores do Palácio Rio Madeira comenta-se com regularidade novas mudanças, que deverão ocorrerem no secretariado do governador Confúcio Moura (PMDB), que está na Indonésia em missão oficial. No seu blog, o Confúcio vem “puxando orelhas” de vários secretários. Há quem aposte que teremos mudanças na Emater e na área de desenvolvimento. O chute no traseiro poderá ocorrer enquanto Maurão de Carvalho estiver governador. Confúcio e Daniel “lavariam as mãos”. Quem viver verá... .
Monitoramento – Um dos graves problemas de Rondônia são as fronteiras internacionais, por isso a necessidade da criação do Centro de Monitoramento de Fronteira, através do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) para atender, também o Acre. Emenda do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) de R$ 4,4 milhões foi liberada para implantação do Centro. Os recursos, segundo Raupp, serão administrados pela 17ª Brigada Militar e o Centro, quando concluído será coordenado numa parceria do Ministério da Defesa e as Forças de Segurança..
Auditor – Hoje (25) é o Dia do Auditor Fiscal e o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos de Rondônia (Sindafisco) recebeu (a coluna foi fechada à tarde) sindicalizados, imprensa e convidados para uma café da manhã na sede da entidade, em Porto Velho, no Bairro Olaria. No local se apresentaram músicos da Escola Villa-Lobos da capital e foram apresentados dados da arrecadação do Estado, positiva, quando outros estados enfrentam crise econômico-financeira..
Respigo.
A decisão da maioria dos membros da Câmara Federal de discutir e votar mudanças na legislação eleitoral, com relação as coligações somente para as eleições de 2020, abre o jogo para as eleições do próximo ano. O processo não muda e novamente candidatos serão eleitos com até 50% dos votos de outros bem mais votados, mas ficam fora devido a quociente eleitoral como já ocorreu em eleições anteriores +++ Dados do Detran demonstram que as motocicletas lideram os índices de acidentes fatais em Rondônia. Em Porto Velho os motoqueiros e não os motociclistas abusam das irregularidades +++ Além do excesso de velocidade os “furos” de sinais ocorrem durante as 24 horas. Fiscalização, sinalização e orientação não existem no complicado e perigoso trânsito da capital +++ O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Maurício Carvalho é um nome certo para disputar uma das vagas da Assembleia Legislativa (Ale) em 2018. Uma dobradinha com a irmã Mariana, deputada federal que deverá buscar a reeleição será realmente uma dupla de enorme peso eleitoral. .
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica |