Regionais : Servidores públicos e representantes de entidades são capacitados para desenvolver projetos e convênios
Enviado por alexandre em 03/10/2017 01:11:24


Servidores públicos e representantes de entidades são capacitados para desenvolver projetos e convênios
O governo do Estado através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Coordenação de Captação de Recursos e Gestão de Convênios e a Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos – SEAE, ministrou no município de Ouro Preto do Oeste o treinamento para elaboração de projetos, operacionalização do Sistema de Convênios (Siconv) modulo 2. O treinamento ocorreu nas dependências da Uneouro que cedeu as instalações físicas inclusive com o seu moderno laboratório de informática, na abertura se fez presente a secretária Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto, Maria Araújo de Oliveira.

30 pessoas entre os quais servidores públicos e representantes de entidades de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, São Miguel do Guaporé além do Distrito de Rondominas participaram dos três dias de capacitação tendo como orientadores os técnicos do Governo do Estado Eduardo Santiago e Victor de Jesus. O treinamento qualifica os técnicos para a elaboração de projetos sociais, junto ao Governo Federal, que contribuam com a melhoria dos índices de desenvolvimento social do Estado. A importância do curso está na formação técnica e autonomia das prefeituras na gestão do sistema Siconv.

O Siconv possibilita a alimentação e visualização de dados sobre os convênios, facilitando a gestão das parcerias e a prestação de contas. Todas as informações da rede ficam disponíveis à população.

A Sepog faz parte da rede Siconv, por meio de um termo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, e está habilitada a fazer capacitação com multiplicadores. O curso também vai trabalhar elaboração de propostas, que são os projetos básicos que devem ser inseridos no sistema. O Siconv é o sistema de convênios do Governo Federal. O programa traz desde a proposta, o projeto executivo, o termo referência, contratação do convênio, processo licitatório, contratação dos serviços, execução, pagamentos e prestação de contas final. O Estado, por meio da Sepog, aderiu à Rede Nacional do Convênios (Siconv), do Governo Federal, passando a ser o órgão gestor do sistema no Estado de Rondônia. A rede foi criada pelo Ministério do Planejamento e dela participam todos os estados, municípios e organizações sociais, além do governo federal que atua como concedente.

Para a secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira, o investimento do Estado em capacitação na área de convênios reforça a preocupação do Governo em qualificar o corpo técnico do Estado e dos municípios visando oferecer melhores serviços à população. “Rondônia ao assinar o acordo de cooperação técnica com o Governo Federal para utilização da Rede Siconv, demonstra a preocupação do Governo em investir na qualificação dos servidores. Preocupação essa explicitada como objetivo estratégico do projeto Governança Inovadora. Essa capacitação, no volume que estamos promovendo, é inédita e necessária para o Estado porque, no final, é a população quem ganha com as obras e ações desenvolvidas a partir dos recursos captados via convênios”, afirmou.


Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia