Representatividade – A orfandade política em nível de Estado de Cacoal, após a eleição da deputada estadual Glaucione Rodrigues (PMD) a prefeita, deverá servir de exemplo ao eleitorado do município nas eleições de 2018. Cacoal não tem nenhum representante do município na Assembleia Legislativa (Ale). Não fosse a dedicação do presidente da Ale, Maurão de Carvalho (PMDB), que tem domicílio eleitoral em Ministro Andreazza em atender o município, mesmo com os afazeres de dirigir a Mesa Diretora do Poder Legislativo estadual, Cacoal teria muito mais dificuldades em conseguir recursos e apoio político.
Nomes – Em razão da representatividade atual zero no legislativo estadual a mobilização de pessoas é grande no município, com várias pessoas dispostas a disputar vagas na Ale no próximo ano. Há nomes novos, como do jovem Adailton Fúria (PRB), que disputou a prefeitura em 2016. Conseguiu votação expressiva (quase 30% dos votos válidos) e em várias ocasiões na campanha teve chances de se eleger. Já alguns assumiram a condição de pré-candidato, como o ex-deputado estadual Valdivino Tucura, que pretende retornar à Casa do Povo.
Heuro – Aleluia! O bom senso se manifestou no vereador de Porto Velho, Marcelo Cruz (PTB), que preside a CCJ da Câmara Municipal. Após entrar na justiça contra decisão da CCJ, em reunião que não participou, a favor de proposta do prefeito Hildon Chaves (PSDB) de ajustar o projeto de construção do Hospital de Emergência e Urgência (Heuro) na capital pelo governo do Estado, na área de estacionamento, voltou atrás e acatou a decisão dos colegas da comissão. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
Caminhada – A um ano das eleições gerais (presidência da República, governadores, duas vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) aumenta a mobilização dos pretendentes a cargos eletivos no próximo ano. Um deles o presidente da Ale, Maurão de Carvalho, que é o pré-candidato do PMDB à sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB). Todo final de semana Maurão percorre o interior do Estado e distritos da capital visitando lideranças políticas, empresariais e agrícolas visando consolidar seu nome para as convenções partidárias e para exercer a função de legislador, fiscalizar as ações do governo. Amanhã (6) Maurão estará em Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura, dentre outros municípios.
Confúcio – A informação é oficiosa, pois ainda carece de maior consistência política, devido a sua relevância. O conhecido jargão “onde há fumaça, há fogo” pode ser aplicado. Que o governador Confúcio Moura pretende disputar uma das duas vagas ao Senado no próximo ano é fato público. Tem muitas chances de sucesso, mas caso optasse pela Câmara Federal teria a vaga garantida. Também é público. Mas o que se comenta junto ao povo ligado a Confúcio é que ele está formatando uma parceria com o senador Ivo Cassol (PP-RO),que está inelegível, mas garante que será candidato a governador, mesmo que tenha que recorrer à Justiça. Quem viver verá...
Respigo
Aos domingos são realizadas as feiras livres na região do Cai N água em Porto Velho e na área urge a intervenção da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) . As imediações tem o terminal de ônibus urbano e, devido ao acúmulo de veículos estacionados de forma aleatória os ônibus são prejudicados no acesso ao terminal +++ O médico Amado Rahal deverá disputar uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa (Ale) nas eleições de 2018. Amado já dirigiu o Pronto Socorro João Paulo II e o Hospital de Base com muita competência e está entre os pré-candidatos em condições de se eleger à Ale +++ Hoje (5) às 18h o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) participa da abertura da Feira da Indústria e Comércio de Cacoal (FICC). A importante mostra, já na sua quinta edição será encerrada no próximo sábado, tendo como local o espaço Millennium .
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica |