Brasil : Preço do leite
Enviado por alexandre em 31/05/2010 21:26:08



Laticínio de Espigão diz que concorrentes prometem preços baixos para produtores de leite e acusa empresas da região central do estado

Para Julio César, gerente comercial da Empresa Kinutry, o produtor deve verificar as condições e analisar se a melhor saída é realmente vender o leite para empresas de fora.

Em uma bombástica e reveladora entrevista onde Júlio Cesar, gerente comercial da Empresa de Laticínios, Kinutry, que emprega mais de 100 funcionários diretos e gera indiretamente cerca de 500 empregos, disse ao nosso departamento de jornalismo que muitos produtores estão sendo.

“seduzidos” pelos preços pagos por empresas de fora do município ao leite produzido aqui. Segundo ele, muitos produtores estão correndo sérios riscos de prejuízos com essas empresas que não terão o mesmo compromisso para com eles, como teria e tem uma empresa local.

“Atendemos o produtor hoje da melhor maneira possível. Temos um escritório que dentro do horário comercial, sempre esteve, esta e estará disposto receber este produtor para eventuais negociações, adiantamentos e ainda por ventura, qualquer outra necessidade que ele possa ter e a nossa empresa esteja apta a ajudá-lo”, disse o gerente.

Empresas da região central de Rondônia, Zona da Mata e ainda próximas ao município de Espigão do Oeste, têm feito propostas de pagar até R$ 0,80 centavos por litro de leite aos produtores que abandonarem a empresa Kinutry.

“O maior problema desses produtores será quando forem acometidos de alguns problemas corriqueiros como, tanques danificados, falta de energia elétrica e busca por atendimento nessas empresas que ficam distante até mais de 200 km de sua propriedade. Infelizmente eles não encontrarão e, segundo relatos de produtores que forneciam leite para algumas dessas empresas, eles foram seduzidos pela proposta e, pensando que lucrariam, tiveram prejuízos, ficaram sem receber o que haviam combinado com o representante da empresa, tiveram muitos problemas com o não recolhimento do leite no tempo hábil e nunca conseguiram conversar com os responsáveis, principalmente quem passou em sua propriedade oferecendo o preço alto”, disse.


Segundo Júlio César, o preço praticado hoje por essas empresas atualmente é de 0,82 centavos de real bruto. Com os descontos: Frete – 00,4 centavos de real e 2,5% do desconto do Funrural, o preço livre pelo produto é de 0,76 centavos litro de leite.


Júlio César disse ao final da entrevista que a empresa se manterá erguida, mesmo se tiver de reduzir o número de funcionários. “O nosso fornecedor não pode esquecer que, ele é um dos responsáveis pela geração de empregos e aquecimento da economia local. Deixando de investir e vender o leite aqui, ele aquecerá a economia de outros municípios e gerará emprego lá, deixando de fazê-lo aqui”, finalizou Júlio César.





Autor: Dpto Jornalismo Sociedade Espigão





Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia