O Partido dos Trabalhadores (PT) promove em Belém seminário sobre a Amazônia, evento que ocorre até sábado (17) com a divulgação da Carta da Amazônia, a ser entregue à pré-candidata do partido à presidência da República Dilma Rousseff.
Ordenamento territorial e Gestão ambiental é o tema que inicia a programação, hoje, a partir de 18h30. A presidente da CUT/PA coordena a mesa. São expositores o ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais); Márcio Meira (presidente da FUNAI); José Heder Benatti (presidente do Instituto de Terras do Pará) e Manoel da Cunha (presidente do Conselho Nacional de Populações Extrativistas).
“Este seminário é mais um passo para o acúmulo de conhecimento no âmbito do PT a respeito da Amazônia e suas necessidades. Entendo que o PT precisa fortalecer, no governo, políticas públicas para a nossa região, e vamos levar todas as nossas preocupações para a pré-candidata Dilma”, declara a senadora Fátima Cleide, que participa do evento.
O tema Produção Sustentável com Inovação e Competitividade entra em discussão na manhã de sexta-feira, sob coordenação do presidente do PT paraense, João Batista Barbosa da Silva. Os expositores são o engenheiro agrônomo Paulo Sardinha Mourão, ex-prefeito de Porto Nacional (TO); o assessor da presidência da Agência Nacional de Águas, Hamilton Pereira e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp).
De 11h30 às 14h, a Implantação de Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável é o tema a que se dedicam o ex- ministro José Dirceu; o superintendente da Sudam Djalma Mello e o vice-presidente nacional da CUT José Lopez Feijóo.
Inclusão Social e Cidadania é o último tema do dia em debate, sob coordenação do presidente da Fundação Perseu Abramo, Elói Pietá. Os expositores são o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; a professora Marilene Correa da Silva, da Universidade Federal do Amazonas e o presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch.
No sábado, pela manhã, os participantes discutem e aprovam a Carta da Amazônia, que será entregue à pré-candidata Dilma Rousseff.
O Seminário Amazônia: Caminhos para o Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável com a Inclusão do seu Povo é promovido pela Fundação Perseu Abramo, Central Única dos Trabalhadores, Conselho Nacional das Populações Extrativistas e PT.
Mara Paraguassu Assessora de Imprensa
|