Justiça : São João
Enviado por alexandre em 22/06/2011 21:13:35



Campina Grande faz o Maior São do Mundo e promove 30 dias de forró

Campina Grande, a maior cidade do interior do Norte/Nordeste com aproximadamente 500 mil habitantes realiza “O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO” desde 1983, mantendo viva a cultura popular nordestina rica em crenças, danças e músicas.



Maior em tudo o que faz, a cidade festeja durante 31 dias numa área de mais de 80 mil metros quadrados, entre 4 planos distintos um autêntico evento junino. A festa abriga o Arraial Luiz Gonzaga, a Pirâmide Jackson do Pandeiro, Arraial Hilton Motta e o Centro de Arte e Cultura Popular, devidamente revestidos de cenografias que enaltecem os valores juninos e salientam as características históricas e arquitetônicas da cidade.

Além disso, O Maior São João do Mundo conta ainda com a descentralização para os bairros e distritos da cidade que consolida a valorização que o nosso povo tem para com as suas tradições, a exemplo do que vem ocorrendo nos distritos de Galante e São José da Mata que se tornaram outro ponto alto do evento na programação diurna.



O Maior evento junino do mundo é uma festa consolidada. A cada ano toda a cidade se prepara pra viver, durante o mês de junho, um contagiante clima de alegria. A animação da música nordestina que proporciona ainda mais beleza à festa junina é engrandecida por centenas de quadrilhas com suas belas coreografias, coloridas bandeirolas, o calor das fogueiras e as luzes que enfeitam as ruas.



O São João é uma manifestação artística que se tornou patrimônio da comunidade campinense e do País. É um evento que faz parte do calendário turístico da EMBRATUR, apontado pelo órgão como A MAIOR FESTA POPULAR DO NORDESTE e uma das mais importantes do País.



Cidade de características marcantes, Campina Grande acumula sobre toda sua trajetória conquistas que lhes evidenciam por seu potencial congênito.


Geograficamente privilegiada, situada bem no centro do estado da Paraíba, a Rainha da Borborema é uma cidade-pólo, liderando geográfica e politicamente outros aproximadamente 60 municípios ao seu redor.


Campina apresenta condições de acesso às principais cidades do Nordeste, pois fica distante apenas, em média, 150 quilômetros de cidades como João Pessoa, Recife, Natal, dentre outras.


Com cerca de 400 mil habitantes, a maior cidade do interior do Nordeste destaca-se economicamente no setor da prestação de serviços, no comércio e é uma forte referência na produção de tecnologia, fabricando softwares vendidos para várias partes do mundo, com reconhecida qualidade tecnológica e funcional. Hoje a cidade se apresenta como uma excelente formadora de mão de obra especializada, principalmente na área tecnológica, graças às suas cinco universidades, com cursos, sobretudo, na área de Ciência & Tecnologia.


Grande por natureza, Campina segue no caminho do desenvolvimento destacando-se como o ‘Município mais Dinâmico do Brasil’, segundo o Atlas do Mercado Brasileiro 2007 elaborado pelo jornal Gazeta Mercantil, e como uma das melhores cidades do Brasil para construir carreira profissional na pesquisa divulgada pela revista Você S/A.


Terra de um povo hospitaleiro e de clima frio e aconchegante, teve sua belezas cantadas por grandes nomes da música nordestina, a exemplo de Jackson do Pandeiro que dizia assim: ‘Ó linda flor, linda morena. Campina Grande, minha Borborema’.

Show Pirotécnico
Momentos antes do show de Elba, acontecerá a queima de fogos em três balsas distribuídas pelo Açude Velho. O show pirotécnico será com 1,5 tonelada de fogos de artifício.

Fique por dentro de toda movimentação do Maior São João do Mundo:

Círio de São João: Missa com Dom Jaime Vieira (Bispo Diocesano), às 09h na Catedral Nossa Senhora da Conceição.
Após a Santa Missa, haverá Procissão, Bênção e Adoração do Santíssimo Sacramento.

Pirâmide (às 21h): Guiné Cara de Gato, banda Fio Dental.

Ilha Zé Lagoa (às 21h): Trio Acerola, Chamego do Forró, Trio JP e Fogo na Boneca.

Ilha Zé Bezerra (às 21h): Xote das Meninas, Pé de Moleke, Trio Meteoro e Trio Ternura.

Ilha Seu Vavá (às 21h): Trio Melodia, Alegria do Nordeste, Sucesso do Forró e Trio Taboca.

Expresso Forrozeiro (às 10h): Trios de forró em sete vagões.

Galante (às 10h): Palco- Mexe Ville, Mistura Quente, Pedrinho e Xodó Maneiro e Coroné Grilo.
Mercado- Chá de Erva Doce, Araújo do Forró e Jodemar do Acordeon.

São José da Mata (às 20h): Jota Gomes, Swingado Nordestino, Forró da Mata e Ronaldo Cipriano.

Vila do Artesão (às 18h): Trio JP.

Feira da Prata (às 11h): Trio Pequeninos do Forró.


Fonte: ASCOM


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia