Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/09/2019 às 14h45
Mudanças – O governador, Marcos Rocha (PSL), pelo que se comenta nos corredores do Palácio Rio Madeira, aproveitando o lançamento do Plano Estratégico, na quarta-feira (4), tem em mente nos próximos dias realizar algumas mudanças importantes principalmente nos cargos de segundo escalão do governo, incluindo superintendências cujos ocupantes estão deixando a desejar. Inclusive, uma figura que já ocupou cargos importantes no governo Confúcio Moura e na estrutura de comércio, dispensado na gestão de Daniel Pereira, está retornando a Porto Velho, a convite do governador Marcos Rocha, para ocupar cargo importante na administração.
Nacional – Informações divulgando o agronegócio, a economia regional, à educação, as ações ambientais do governo de Rondônia, duas vezes por semana serão divulgadas pela Rádio Nacional de Brasília. O trabalho que pode incluir entrevistas com autoridades e empresários será realizado pelo jornalista, José Luiz Alves que tem programa na Rede TV! aos sábados (6h às 8h) e assina a coluna “Campo & Lavoura” no jornal “Diário da Amazônia”. Rondônia merece ser bem vista na capital federal, por uma emissora de alta credibilidade, que cobre todo o território nacional e o Zé Luiz é um expert no assunto.
Eleições – Na coluna de ontem (4) publicamos que os deputados federais aprovaram projeto retrógrado e lesivo aos cofres públicos. O colunista do UOL, Josias de Souza, o mais lido do Brasil abordou a situação com a competência de sempre. “Os deputados fizeram serão (trabalho extra) na noite de terça-feira (3). Aprovaram um projeto que permite, entre outras barbaridades, o uso de verbas do fundo partidário —dinheiro seu, meu, nosso— no pagamento de advogados para políticos encrencados com a lei. Repetindo: o partido vai filiar o picareta, ele mesmo patrocinará a corrupção, ele mesmo fornecerá o advogado. Nesse ciclo de autossuficiência, você entrará com o bolso”.
Eleições II – Rondônia tem oito representantes na Câmara Federal e dois deles não participaram da votação, por isso não citamos os nomes, porque deputado foi eleito para debater, votar, cobrar e não para se abster. Dos seis que estavam em plenário três votaram contra as regalias, no mínimo absurdas: Léo Moraes (Podemos), Mariana Carvalho (PSDB) e Mauro Nazif (PSB). Coronel Chrisóstomo de Moura (PSL), Expedito Neto (PSD) e Jaqueline Cassol (PP) votaram a favor. É o fim da rosca...
Estratégico? – O governo do Estado do Estado apresentou esta semana o Plano Estratégico das ações do Poder Executivo para os próximos 4 anos. Houve até uma solenidade das mais concorridas no Teatro Guaporé com a participação da cúpula governamental. Interessante é que no release encaminhado aos órgãos de comunicação pelo governo estão priorizados saúde, segurança e educação. E a agricultura? A pecuária? O agronegócio que é a espinha dorsal da economia de Rondônia não está no Plano Estratégico. Por que?
Respigo
Quem tiver algo a tratar no Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor amanhã (6) adie para segunda-feira (9) ou antecipe para hoje (5). Presidente Sara Xavier está comunicando que não haverá expediente na sexta-feira +++ Os ventos fortes seguidos de chuva na manhã de hoje (5) em Porto Velho provocaram inúmeros transtornos como árvores derrubadas, postes e fiação danificados, além do trânsito mais complicado do que já é normalmente. Os alagamentos em ruas e avenidas, que são problemas crônicos da cidade também criaram dificuldades +++ Ir ao trabalho ou levar estudantes às escolas foram tarefas hercúleas na manhã desta quinta-feira. Mais uma vez ficou evidente a falta de estrutura de saneamento básico do perímetro urbano da capital, seja no centro ou nos bairros com ruas e avenidas alagadas e bueiros entupidos+++ Hoje (5) estão sendo encerrados dois cursos (Digitação e Informática Básica) remanescentes da grade de agosto na Escola do Legislativo (EL). Estão concluindo os cursos 100 alunos (duas turmas de 25 de cada disciplina), após 40 horas/aula +++ A escola com sede em Porto Velho é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) e comandada pelo diretor geral, Fábio Ribeiro.