Regionais : Retroescavadeiras contribuirão com a melhoria da malha viária dos municípios de Rondônia
Enviado por alexandre em 11/09/2019 20:32:57

Prefeitos receberam chaves das máquinas que atenderão demandas municipais. O investimento de R$ 4.343.578 milhões beneficia o transporte das lavouras dos pequenos agricultores

Retroescavadeiras contribuirão com a melhoria da malha viária dos municípios de Rondônia

Para beneficiar os municípios do estado de Rondônia e contribuir com as melhorias na malha viária, bem como o transporte das produções agrícolas, 17 retroescavadeiras foram entregues na manhã desta terça-feira (10), no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto velho, para 16 municípios, por meio de emenda parlamentar e contrapartida do Estado. O investimento de R$ 4.343.578 milhões beneficia o transporte das lavouras dos pequenos agricultores, contribuindo para melhores condições da infraestrutura viária e proporcionando maior efetividade no escoamento da produção regional.

Alto Paraíso, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Monte Negro, Machadinho do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Nova União, Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste, Santa Luzia, Pimenta Bueno, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Nova Mamoré e São Francisco do Guaporé foram contemplados, por meio do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), adquiridas através de emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini.

Claudionor Leme, prefeito de Nova Mamoré, foi contemplado com uma retroescavadeira e como representante do terceiro município do Estado em malha viária rural, destacou a importância do maquinário, que vai auxiliar na recuperação de estradas, construção de pontes e instalação de bueiros dos municípios. Nova Mamoré é o primeiro produtor de leite no Estado e segundo rebanho bovino, onde mais de 60% da população vive na zona rural.

 

“Investimentos como esses são importantes, porque o homem do campo precisa de estradas pra escoar sua produção e sobreviver”, destacou o prefeito de Nova Mamoré.

 

O diretor geral do DER, Erasmo Meireles, ressaltou a importância da preservação do maquinário entregue aos municípios, onde por trás da retroescavadeira, há um condutor que também vai cuidar da máquina, para que permaneça por bom tempo desempenhando seus trabalhos técnicos, pois são equipamentos multifuncionais. “Com a entrega técnica, os operadores devem fazer uso da máquina com todo cuidado que requer, sendo empregado dentro da técnica”.

Ao atender o produtor rural com melhorias de transporte e acesso, todo o setor produtivo é beneficiado. Como disse o deputado federal Lúcio Mosquini na solenidade, o estado de Rondônia tem a vocação para agricultura, o que atrai olhares de todo o país. “Nós temos fábrica de comida, leite, carne, feijão, soja, peixe, esse é o caminho. É do nosso produtor rural que sai o pão de cada dia. Tenho feito essa seleção da oportunidade que eu tenho de emendar o orçamento da União e colocar o recurso para que seja voltado ao produtor rural”.

Por meio do Ministério da defesa, com o programa Calha Norte, que tem o intuito de contribuir para a promoção do desenvolvimento regional, o Governo de Rondônia atuou com o processo de licitação para aquisição do maquinário, somado à emenda parlamentar, união de esforços que proporciona o crescimento dos municípios e desenvolvimento do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes, elogiou o trabalho do governo Marcos Rocha, e citou o lançamento do Plano Estratégico e as ações que estão acontecendo no primeiro ano de plantio, onde o Estado deve colher os bons frutos. “Vemos o comprometimento do nosso governador. Nossa aptidão é a roça, ou investimos e transformamos o Estado ou vamos andar pra trás. Quem pode cuidar dessa maravilha das nossas áreas de reserva e florestas é o produtor, só ele tem competência e capacidade de recuperar a área degrada e aumentar a produção”, declarou.

Marcos Rocha parabenizou a atuação de cada envolvido para que o investimento fosse possível e falou a respeito da disciplina e empenho no combate à corrupção, bem como de que forma o Estado tem sido bem visto por investidores em outros estados, o que favorece o desenvolvimento econômico e social.

“É um trabalho em conjunto para o bem do nosso Estado. Estamos trabalhando em cima do planejamento, passo a passo, e precisamos seguir o plano. O primeiro alinhamento de todos é a união com os poderes e, graças a Deus, estamos muito bem, temos visto as coisas acontecerem”, finalizou o governador.

No encerramento da cerimônia, os prefeitos receberam as chaves das retroescavadeiras como responsáveis pelo transporte até os municípios contemplados, onde o maquinário pode iniciar o atendimento às demandas imediatamente.

Estiveram presentes também no evento, o vice-governador José Jodan, Júnior Gonçalves (secretário chefe da Casa Civil), a prefeita Gislaine Lebrinha (vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios – Arom), Evandro Padovani (secretário de Agricultura do Estado) e Luciano Brandão (presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica de Extensão Rural – Emater).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia