Suicídio é tema de palestra para estudantes de Escola Estadual em Ouro Preto
O mês de Setembro é dedicado à discussão de um tema delicado: o suicídio. Durante os períodos matutino e vespertino, o Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo, tendo a frente o titular da pasta Marcos Antônio Marques e Coordenadoria Regional de Educação – CRE sob a chefia da pedagoga Marivone Resende Araújo, levou o tema para ser discutido com estudantes da Escola Estadual Margarida Custodio em Ouro Preto do Oeste.
Para debater sobre o assunto com os estudantes, a prevenção do suicídio na adolescência, a graduando em psicologia da Facimed (Cacoal), Anna Karolyne Resende Vilar de Araujo, proferiu as palestras que foram desenvolvidas como foco na temática em voga. Foram debatidos tópicos relacionados ao tema, como a depressão, possíveis motivações ao suicídio e o bem-estar da saúde mental.
Anna Karolyne, ressaltou a importância dessas palestras, principalmente durante o Setembro Amarelo, em que o tema vem à tona, e por conta do considerável índice de suicídio entre os jovens, tanto em Rondônia, quanto no Brasil inteiro.
“É necessário sensibilizar os jovens, sobre a importância de identificar os sinais e sintomas de depressão ou qualquer outro motivo que possa levar uma pessoa a pensar em cometer o suicídio. Também é importante ressaltar que nessa fase, a grande maioria tem vergonha em expor seus sentimentos e levando até eles essa possibilidade de ser ouvido, abrir um caminho para procurar ajuda e assim podermos salvar vidas”, enfatizou, Anna Karolyne que pontuou ainda - Muitas pessoas não tem conhecimento ao certo o que é depressão, o que é Setembro Amarelo? Muitos acreditam que o tema é tratado somente neste mês e esquecem que o cuidado com as pessoas que sofrem de depressão o ano inteiro. E que o índice vem crescendo a cada ano entre os jovens. Então, precisamos discutir e alertar os jovens que sobre o assunto –
Após as palestras houve atendimentos individuais, sendo que a comunidade estudantil aprovou a iniciativa.
Fonte: Alexandre Araujo/www.ouropretoonline.com