As 170 famílias da gleba utilizarão a área para o plantio de subsistência
Em reunião nesta quarta-feira (9) com o Secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) pediu a oficialização da doação de 18,560 mil hectares para a Gleba Iquê, localizada a 34 Km de Vilhena.
As 170 famílias da gleba que utilizavam a área para o plantio de arroz, soja, milho, mandioca, abacaxi, urucum, foram expulsas por fazendeiros da região, que através da força tem tomado posse da área pertencente à União.
Com a oficialização da doação da área para a Secretaria de Patrimônio da União, conforme explicou Valverde, além de serem retirados os posseiros atuais, a gleba poderá ser incluída no Programa Terra Legal, e receber todos os benefícios disponibilizados pelo programa.
O Programa Terra Legal, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento tem com principal objetivo a regularização fundiária de imóveis rurais nas áreas pertencentes à Amazônia Legal. E em Vilhena está voltado para os agricultores das Glebas Corumbiara e Iquê.
O representante dos Trabalhadores Rurais da Gleba, Sr. José Sobrinho reforçou a necessidade de se regularizar a doação, para que as famílias que precisam da área para sua sobrevivência, possam plantar em paz. “Nós estamos sofrendo constantes pressões de grileiros. A área a ser utilizada é para nosso consumo e sobrevivência”, disse.
Segundo Sobrinho, o Ministro da Defesa e Exército já fizeram sua parte ao oficializarem o repasse das terras, mas agora cabe ao INCRA dá continuidade ao processo de regularização fundiária.
Diante desse trâmite, o deputado Valverde já solicitou audiência com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
|