Justiça : Meio-Ambiente
Enviado por alexandre em 26/08/2011 01:00:06



QUEIMADAS URBANAS POLUEM MAIS QUE VEÍCULOS E FÁBRICAS

Segundo a OMS as queimadas urbanas poluem mais que os veículos e fábricas, isto porque a queima a céu aberto é feita de forma incompleta, enquanto nos veículos a combustão é feita em câmaras apropriadas, com tecnologia de ponta, e nas fábricas se utilizam modernos filtros. Pesquisas realizadas pela OMS revelam que a poluição do ar mata três vezes mais que o trânsito, matando mais de 12 mil pessoas por ano no Brasil.

Apesar de ser um hábito comum principalmente entre os moradores urbanos, essa prática de incinerar pequenas quantidades de lixos, traz grandes prejuízos ao meio ambiente e à saúde de todos os moradores. A fumaça de queimadas urbanas difere das rurais, devido à mistura de vários detritos sólidos tais como, borrachas, garrafas pet, embalagens de plásticos, papéis etc, o que a torna mais perigosa para a saúde, pois contém segundo pesquisas, mais de 70 componentes químicos nocivos à nossa saúde e alguns com propriedades cancerígenas, daí o alto índice de câncer atualmente.

A combustão a céu aberto produz uma grande quantidade de produtos químicos e são lançados no ar, e por ser partículas minúsculas em média 1 micron,(milésima parte de um milímetro) estas permanecem no ar e são inspiradas pela população, penetrando nos pulmões,causando doenças pulmonares, principalmente bronquites, além de várias outras. Há um aumento no índice de doenças respiratórias em mais de 50% no período de estiagem, onde as queimadas aumentam.

Usar o fogo para fazer limpeza é como disse o professor da Unicamp, Edson Dellatre, é transformar o problema de um num problema de todos, já que o vento carrega a fumaça e também o carvão para vários locais, sujando a residência das pessoas, bem como provoca doenças nas mesmas, o que além de ser uma falta de educação é também um desrespeito aos moradores, não se pode jogar o lixo na casa das pessoas, bem como não se pode produzir fumaças e permitir que o vento as leve para dentro das residências.

Queimar é como esconder o lixo debaixo do tapete, ele permanece no ar em forma de gases poluentes e todos com um período duração, por ex o gás carbônico demora de 50 a 200 anos para se decompor e é responsável por mais de 50 % do aquecimento global. Toda e qualquer queima, por menor que seja, causa doenças e contribui para o aquecimento global, que atualmente vem trazendo grandes prejuízos para todos nós, já que o socorro às vitimas são pagos com dinheiro de impostos, como no Rio de janeiro, gastos quase 500 milhões.
É hora de pensar e fazer alguma coisa para amenizar os efeitos desastrosos do aquecimento global.

Onofro Mariano da Silva

Ambientalista e bacharel em direito.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia