Regionais : Valverde diz que a violência na usina de Santo Antônio é preocupante
Enviado por alexandre em 23/06/2010 09:42:35



Valverde diz que a violência na usina de Santo Antônio é preocupante e propõe soluções

O deputado federal Eduardo Valverde (PT), participou na tarde desta terça-feira, dia 22/06, no Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, de uma audiência de conciliação entre representantes do consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio e dos sindicatos que representam as várias categorias de trabalhadores da obra.
A audiência foi conduzida pela procuradora federal do trabalho, Michele Chermont, para discutir os conflitos existentes na obra, e buscar soluções para o problema.
Há uma semana os trabalhadores padecem com a onda de violência que atinge o canteiro de obras, e que culminou com a depredação de máquinas e equipamentos, e causou ferimentos em operários.
Na audiência os representantes dos trabalhadores reclamaram da falta de condições de trabalho e da falta de liberdade para que as entidades sindicais mantenham contato com os trabalhadores.
Os representantes do consórcio denunciaram que os ataques ocorrem à noite, e são realizados por um grupo encapuzado, cujos integrantes ainda não foram identificados.
O deputado federal Eduardo Valverde considera a situação de extrema gravidade, pois, além de comprometer uma obra importante e gigantesca, põe em risco a vida de milhares de trabalhadores, que é o mais importante.
Valverde observou que o quadro de trabalhadores da obra é composto por pessoas de diversas regiões do país, com culturas diferentes, níveis de compreensão diferentes, e pensamentos diversos. “Essa diversidade gera um ambiente suscetível a conflitos de interesses e de idéias”, disse.
Para o deputado, uma solução seria o entendimento entre o consórcio e os representantes dos trabalhadores no sentido de se fortalecer as entidades sindicais, que são legítimos para intermediar negociações e diálogos. Valverde entende que uma composição entre patrões e empregados, tendo como mediadores os sindicatos, contribuiria para amenizar e até acabar com os ataques, já que não foram identificados os responsáveis pela violência e ninguém, até agora, reivindicou a autoria das ações violentas.
“A importância da construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio para o país é indiscutível, assim como é consenso o benefício que traz a geração de dezenas de milhares de empregos. Entretanto, não podemos permitir que isso custe vidas humanas”, disse o deputado.
“Apostamos em um entendimento entre a empresa e os sindicatos que ocasione o fortalecimento das entidades representativas. Assim os sindicatos vão ter mais credibilidade e mais força para fazer um trabalho de conscientização, de reivindicação, atendendo aos interesses dos trabalhadores sem prejudicar a obra”, finalizou.

Jornalista: Adércio Dias – Reg. 418 DRT/RO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia