EXTRA Foto: Casal de namorados: corpo sinaliza quando quer sexo / Nina Lima
Thamyres Dias
O código genético, ou DNA, do ser humano determina o comportamento de cada um de nós, até quando o assunto é sedução. Para demonstrar desejo sexual, interesse afetivo ou até atrair pretendentes, o corpo adota posturas e expressões que a própria pessoa não percebe. São sinais inconscientes de que homens e mulheres estão "a fim".
Trejeitos, posição das mãos e postura são alguns indícios. Até nas pupilas há sinais de excitação sexual. Recentemente uma pesquisa americana mostrou que a dilatação das pupilas demonstra a orientação sexual da pessoa.
— Quando conheci minha mulher, ela jogou o cabelo para trás e foi ali que me conquistou. Esse gesto, por exemplo, indica que há uma confiança, uma disponibilidade de entrega. Afinal, o pescoço é uma das áreas mais delicadas do corpo humano — brinca o psicólogo João Oliveira, autor do livro "Saiba quem está a sua frente".
Para o especialista em análise do comportamento, conhecer esses recursos facilita a conquista, seja para um relacionamento amoroso, seja para uma noite de sexo.
— Um truque é expandir as narinas como se estivesse, discretamente, buscando o cheiro da outra pessoa. Essa atitude estimula a troca de ferormônios, os aromas naturais do corpo que são decisivos para a sedução. A maioria dos gestos ligados à excitação ou à conquista podem ser imitados ou, por outro lado, camuflados, se a pessoa os conhece bem — ensina o psicólogo.
A atriz Janine Salles mostra o pescoço: garantia de confiança Foto: Nina Lima / EXTRA
O cantor Renatinho da Bahia mostra posição das mãos: credibilidade Foto: Nina Lima / EXTRA
Para as mulheres que estão "à caça" de um parceiro, a dica é colocar a mão na cintura, projetando o tronco para trás, ou ajeitar a saia, ampliando a curva da cintura. Para os homens, esse é um sinal instintivo de que elas podem dar à luz aos filhos deles. Já os homens, podem adotar uma postura mais ereta, com os ombros projetados para trás. Nas antigas tribos, esse era um gesto que indicava a capacidade de proteger a mulher de predadores.
— Se a intenção é construir um relacionamento, as mulheres devem ser sutis. O excesso de sinais pode assustar o homem que busca uma mulher "para casar" — afirma a psicóloga Beatriz Acampora.
Por outro lado, o corpo também dá sinais quando o homem ou a mulher não estão interessados em um pretendente. Em uma conversa, se a pessoa está de braços cruzados, com o corpo inclinado, desista. Se um dos braços está sobre a barriga, a mensagem implícita é de medo. Já mexer na orelha é um sinal de indecisão.
Uma ‘análise’ nos bares da Lapa
Elas estavam paradas em frente a um barzinho, na Rua do Lavradio. Uma ao lado da outra, uma tinha a mão na cintura, olhando o entorno como se procurasse alguma coisa. De longe, João Oliveira e Beatriz Acampora avisaram: elas estão solteiras e querem "ficar" com alguém hoje. Os psicólogos acompanharam a equipe do EXTRA numa visita à Lapa, na noite da última quarta.
— Não estou na caça, mas se rolar vai ser legal — confirma a estudante, de 22 anos, que não deu o nome.
A leitura corporal de João e Beatriz também acertou no caso de Tatiana Braga, 27, e Ronilton Paulino, 35: sentados com os pés na mesma direção, demonstraram intimidade de quem já até planos para casar.