Já faz algum tempo que a cúrcuma vem sendo cada vez mais apreciada na culinária brasileira, não é mesmo? De cor alaranjada, esse tempero em pó é produzido a partir da raiz de uma planta que pertence à família do gengibre e possui outros nomes conforme a região do país, como açafrão-da-terra ou açafroa.
Contudo, você sabe o motivo de tamanha popularidade? Pois é! Seu potencial antioxidante e anti-inflamatório fez com que cada vez mais pessoas incorporassem a cúrcuma em seu cardápio com o intuito de emagrecer ou de desinflamar o corpo. Mas, o uso da cúrcuma vai muito além disso, viu?
De acordo com o nutricionista Diego Ricardo, a cúrcuma "atua na recuperação muscular pós-treinos, é cardioprotetora, antifúngica, antibacteriana, ajuda a regular a pressão arterial, é diurética e também neuroprotetora", elenca o profissional.
Veja também
Cúrcuma para o dente? Saiba o que dentistas pensam
Estressado? Estudo mostra que comida preferida não influencia o humor
Como incluir a cúrcuma na alimentação?
Para quem ficou interessado em aproveitar todos os benefícios da cúrcuma na alimentação, saiba que é possível consumir essa especiaria de muitas formas. Entre elas, as mais populares são por infusão, tintura ou extrato.
Porém, o uso da cúrcuma como condimento pode ser a maneira mais prática e acessível de incluí-la no dia a dia. Nesse sentido, vale adicionar o tempero em pó em molhos, carnes, caldos e até mesmo no preparo do arroz.
Contraindicações no uso da cúrcuma:
Apesar de apresentar muitos benefícios para a saúde, o nutricionista alerta que a cúrcuma não é recomendada para gestantes e crianças. "O uso também não é indicado para pessoas que possuem obstrução de ductos biliares, alergia à curcumina ou que fazem uso de algum medicamento que altera o processo de coagulação do sangue", explica Diego Ricardo.
Vale lembrar também que mesmo com baixa toxicidade para o corpo, seu consumo deve ser feito de maneira equilibrada, tudo bem? "A ingestão exagerada do condimento pode causar diarreia, náuseas e alterações de pH. Além disso, o alimento também pode afetar na absorção do ferro. É importante consultar um profissional nutricionista para a recomendação adequada da especiaria, a fim de evitar danos à saúde devido à ingestão desajustada", conclui o profissional. Por isso, quem consome a cúrcuma com o intuito de emagrecer, o ideal é aliar junto a uma alimentação saudável e atividades físicas.
Fonte: Alto Astral