Amor e Sexo : Marcos Rogério diz "Integração regional trará desenvolvimento"
Enviado por alexandre em 21/07/2022 14:30:18

Criação de novas rotas econômicas, mais industrialização e formação profissional reduzirão os índices de pobreza

Assessoria Integração regional trará desenvolvimento, diz Marcos Rogério

Integração regional trará desenvolvimento, diz Marcos Rogério

Rondônia vive alguns paradoxos injustificáveis em sua história recente. Um deles diz respeito à economia. O crescimento econômico, que tem mantido o Produto Interno Bruto (PIB) em alta, não tem refletido satisfatoriamente na melhoria dos índices sociais: Rondônia é o segundo Estado que mais empobreceu no país nos últimos três anos, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A economia cresce, mas a população empobrece. Segundo a FGV, chegou a 31,65% da população rondoniense os que têm renda per capita de até R$ 497 mensais.

Na avaliação do senador Marcos Rogério, pré-candidato a governador pelo PL, uma das causas do aumento dos bolsões de pobreza em Rondônia é a falta de políticas que produzam integração regional, universalizando o crescimento econômico. Além disso, o senador explica que é preciso ter uma visão da economia voltada para a realidade de toda a população. “O Estado não pode agir como um mero espectador, alimentando-se dos tributos gerados pelos grandes setores econômicos. Precisa ter programas e políticas de incentivo aos pequenos produtores e aos agentes de transformação e de serviços que vivem nas comunidades locais”, analisa.

Na avaliação de Marcos Rogério, o governo atual limitou-se a arrecadar altas somas de impostos das empresas que tocam a economia do Estado, sem ter a visão da necessidade de programas que assegurassem interconexão econômica, entre as regiões e entre os setores da economia estadual. “Enquanto não corrigirmos essas distorções, veremos o PIB crescer e a população empobrecer. É preciso integrar as regiões com novas rotas econômicas, fomentar a economia nas pequenas localidades, como nos distritos, incentivar a transformação de mais matéria-prima e investir em formação profissional. Com isso, vamos abrir novos mercados, agregar valores aos produtos e gerar capacidade de maior retenção de renda pela população”, acentua.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia