Igreja Assembleia de Deus anuncia sorteio de carros e motos com patrocínio de políticos

Do ATUAL
MANAUS — Carros, motocicletas, eletrodomésticos e valores em dinheiro serão sorteados entre pastores e pastoras da Assembleia de Deus do Amazonas durante o evento denominado “Almoço de Comunhão e Celebração”, marcado para o dia 13 deste mês, no auditório Canaã, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona sul de Manaus.
No convite distribuído aos líderes religiosos aparecem como realizadores políticos com mandato ligados à igreja: o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) e os vereadores Roberto Sabino, Mitoso e Joelson Silva, todos do Republicanos. Joelson e Dan negaram ter patrocinado os prêmios. Dan disse que trata-se de reconhecimento de incentivo institucional”.
O banner do evento informa que serão sorteados dois veículos modelo Onix, 12 motocicletas Honda 160, oito motocicletas Pop 110, além de eletrodomésticos. Também estão previstos 40 prêmios de R$ 500 e 10 de R$ 1 mil.
O material de divulgação traz ainda a imagem e os nomes de bandas convidadas, bem como do pastor Jonas Câmara e da pastora Ana Lúcia Câmara, que lideram a igreja no Amazonas.
A iniciativa, que conta com a participação de políticos, ocorre em meio às movimentações para as eleições gerais de 2026. Historicamente, a igreja atua de forma organizada para garantir representação nos espaços de poder, sobretudo nas Casas Legislativas.
Procurado pela reportagem, o vereador Joelson negou ter patrocinado prêmios para o evento. A assessoria do Comandante Dan informou o deputado “não realizou qualquer patrocínio, aporte financeiro, doação de prêmios ou custeio de despesas relacionadas ao evento mencionado”. Informou ainda que a menção ao nome dele é um “reconhecimento de incentivo institucional, sem natureza financeira ou material”.
Dan Câmara, que usa o codinome de Comandante Dan na urna, é irmão do pastor Jonatas Câmara, líder da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas, e do deputado federal Silas Câmara, que também exerce liderança na Assembleia de Deus.
“Esse tipo de referência é permitido pela legislação eleitoral, desde que não envolva benefícios econômicos, o que é rigorosamente observado pela equipe. Ressaltamos ainda que o uso do nome do parlamentar não foi objeto de solicitação ou promoção por parte do gabinete”, informou a assessoria de Dan Câmara.
Veja o banner enviado aos pastores:

