Na última terça-feira, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Coronel James Alves Padilha, foi convocado para Assembleia Legislativa, a fim de prestar explicações sobre a não promoção de oficiais do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA).
O clima durante a sessão não foi dos melhores, além da clara demonstração de desalinhamento com o Governo Estadual, Secretária de Segurança e PGE. O comandante-geral se posicionou contrário no cumprimento das leis aprovadas em benefício dos policiais militares de Rondônia. Em suas falas demonstrou não concordar com o posicionamento técnico expedido pela sua equipe de assessoramento.
Na ocasião a Capitã Adma, Coordenadora de Pessoal da PMRO e presente na sessão, emitiu parecer favorável à promoção dos grupos de policiais, entendendo ser direito destes, porém, de maneira unilateral, o Comandante não acatou os pareceres técnicos e avocou a decisão para não promoção. Tal atitude aparentou desagradar também os parlamentares presentes na sessão.
Essa já não é a primeira vez que o Comandante-Geral Coronel Padilha não cumpri as leis aprovadas pelo Governo do Estado e aprovadas pela Assembleia Legislativa, motivo inclusive de aprovação de requerimento parlamentar na sessão, para que o Governo cumprisse o que determinava a lei. Os Deputados presentes argumentaram tecnicamente, solicitando explicações, ademais as justificativas do atual comandante não atenderam os respectivos questionamentos.
Na audiência o Secretário de Segurança Pública Coronel BM Vital chegou a explanar que o problema motivo da convocação é muito pequeno diante das grandes conquistas obtidas na segurança pública nos últimos anos, e que já poderia ter sido resolvido. Que não deveria ter chegado no grau que chegou. Complementou ainda que o Comando da Corporação em momento algum procurou a SESDEC para resolução do impasse ou para resolver o problema.
Quem acompanhou a audiência pode perceber um desalinhamento do Comandante-Geral da Polícia Militar com os interesses da Secretaria de Segurança e o Governo do Estado.
Matéria completa no site.https://fronteira364.com.br/
https://www.instagram.com/p/CsbQu_Guep7/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==