Cada um responde pelo seu CPF, porém, de acordo com o que circula nos bastidores políticos, o deputado Ezequiel Neiva foi quem teria indicado o filho, Wiveslando Leonardo Souza Neiva, para ocupar um cargo comissionado no governo. Coube a ele a cargo de diretor de Política Agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
A nomeação de Wiveslando Leonardo Souza Neiva foi publicada no Diário Oficial do dia 17 de abril deste ano, para vigorar a partir do dia seguinte. Menos de seis meses depois ele decidiu, por conta própria, tirar férias. O caso chegou a grupos de WhatsApp.
Wiveslando Leonardo Souza Neiva foi com a esposa para a Europa, visitar os pontos turísticos. Ela é funcionária da Assembleia Legislativa, e realmente está de férias. O blog teve acesso, no Portal Transparência da Assembleia, ao memorando citando que as férias dela são devido ao período de trabalho de março de 2021 a março de 2022.
Ela tem direito a férias porque, por ser indicação de deputado reeleito, não foi exonerada em fevereiro deste ano, como aconteceu com a maioria dos servidores comissionados da Assembleia Legislativa. O nome dela não será divulgado porque, da parte dela, não há nada de errado. O blog apurou que ela trabalha e cumpre horário.
Quanto a Wiveslando Leonardo Souza Neiva, o blog apurou que ele simplesmente decidiu viajar. Filho de deputado é outro nível. A equipe do blog tentou entrar em contato com o secretário, mas até a publicação do material ele não tinha retornado a mensagem.
A atuação do deputado Ezequiel Neiva, aparentemente, é quase transparente. “Traz parentes”, na verdade, mas a grafia é muito parecida.
Espera-se, agora, que o secretário da Agricultura coloque falta na folha de ponto, e que os dias não trabalhados sejam descontados. Os proventos de Wiveslando Leonardo Souza Neiva totalizam R$ 18.607,10. O valor líquido é R$ 13.819,07.
Governador Marcos Rocha (esquerda) e o titular da SEAGRI Luiz Paulo (direita) esposo da ex deputada federal Jaqueline Cassol
As informações sobre o salário do servidor podem ser acessadas através do Portal Transparência do governo: