Regionais : Base descentralizada do Samu é inaugurada em Ouro Preto do Oeste
Enviado por alexandre em 20/10/2024 19:36:11

Base descentralizada do Samu é inaugurada em Ouro Preto do Oeste

Na manhã deste sábado (19/10), Ouro Preto do Oeste ganhou uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. A base fica localizada em um prédio anexo ao Hospital Municipal Dra. Laura Maria Braga. O SAMU, vai funcionar 24 horas, nos sete dias da semana, com uma equipe de socorristas de plantão e uma ambulância a disposição.

 

Presente ao ato solene o prefeito Alex Testoni, falou da felicidade em inaugurar um serviço de extrema importância no município, que é o SAMU 192. "Ficamos muito felizes com a chegada do SAMU em Ouro Preto do Oeste, que é fruto do nosso trabalho com o apoio do dos parceiros da nossa administração como o senador da República Marcos Rogério, deputado federal Lúcio Mosquini, deputado estadual Laerte Gomes e governador do Estado coronel Marcos Rocha através da Secretária Estadual de Saúde e um agradecimento todo especial a nossa equipe de trabalho que não mediram esforços para que este almejado anseio dos ouro-pretenses fosse concretizado nesta manhã. Vamos dinamizar o Samu injetando recursos financeiros e humano porque a saúde pública é uma prioridade da minha administração o nosso povo merece o melhor”, pontuou otimista o prefeito Alex Testoni.

 

 

A base contará com uma ambulância de suporte avançado e duas de suporte básico, composta por condutor de veículo, enfermeiro e técnico de enfermagem que passaram por um rigoroso treinamento no Samu de Ji-Paraná que é a base central, atuando 24 horas todos os dias da semana, além de liderança técnica, administrativa e operacional para atender as chamadas de forma qualificada e oportuna.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar o mais rápido possível até a vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Chamados podem ser feitos pelo número 192.


Prefeito Alex Testoni e a primeira dama Leidiane

Para a instalação da base, todos os requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde foram devidamente atendidos. O local possui alojamento para os profissionais, depósito de material de limpeza, expurgo, almoxarifado e refeitório, dentre outros ambientes.

A secretária municipal de Saúde enfermeira Francielli Luiza Silva Malaquias. Afirmou em sua fala que a inauguração da base descentralizada do Samu em Ouro Preto do Oeste é um marco histórico e os méritos desta conquista tem a rubrica do prefeito Alex Testoni que foi o maior incentivador para que este tão importante serviço de atendimento médico fosse efetivado. A titular da pasta da saúde elogiou o empenho da equipe de assessores da prefeitura não só da saúde, mas os demais órgão pela dedicação é implantar o Samu no município que apenas foi dado o ponta pé e novos investimentos serão alocados para o bem da comunidade.

 

Atendimentos

O Samu deve ser acionado para atendimento de urgência em situações, tais como trauma em vítima de acidente de trânsito; choque elétrico; suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral; intoxicação ou queimadura grave; urgência psiquiátrica; vítima inconsciente; agressão por arma de fogo ou arma branca; e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Todas as chamadas passam pela análise de uma Central de Regulação Médica no Samu de Ji-Paraná, via o telefone 192, que classifica a gravidade do caso e determina a resposta mais adequada para cada paciente.


Fonte: Alexandre Araujo/www.ouropretoonline.com

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia