Regionais : Brasileiros são estrangeiros que mais violaram o tempo de permanência do visto nos EUA em 2020
Enviado por alexandre em 20/01/2022 15:01:40

Mais de 48 mil brasileiros que entraram com vistos de turismo/negócios não voltaram no tempo previsto por lei


A Embaixada americana em Brasília desencorajou o desembarque de estrangeiros no Brasil, mesmo após a reabertura dos aeroportos (foto: wikimedia)
Embaixada americana disponibilizou mais vagas para entrevistas de visto (foto: wikimedia)

Números divulgados pelo Departamento de Homeland Security (DHS) relativos ao ano fiscal de 2020 – outubro de 2019 a setembro de 2020 – mostram que 48 mil brasileiros que entraram com vistos de turismo/negócios via aeroporto ou pelo mar, não voltaram para o Brasil. Os brasileiros são os estrangeiros que mais violaram o tempo de permanência previsto por lei, que é de no máximo seis meses.

“Essas pessoas ingressaram legalmente com visto por portos de entrada americanos, mas ficaram acima do período autorizado. Esse período é determinado pelo agente de imigração e varia de país para país ou depende da duração da atividade informada às autoridades”, diz o relatório.

O DHS destaca que, devido à pandemia do coronavírus, as fronteiras marítimas, aéreas e terrestres foram fechadas em junho de 2020 e isso reflete nos números. No ano fiscal de 2020, 46 milhões de pessoas entraram nos EUA legalmente, 17.4% menor que em 2019, quando 55.9 milhões de estrangeiros foram admitidos.

Dos 46 milhões de estrangeiros que entraram nos EUA em 2020, 684 mil ficaram além do tempo permitido, ou seja, de forma irregular no País.

No caso dos brasileiros, 1.9 milhão viajaram para os Estados Unidos no ano de 2020 e 48.881 ficaram de forma irregular, o que corresponde a 2.46% do total. Já para estudantes e visitantes de intercâmbio (F, M, J), 60.265 brasileiros tinham a saída do país esperada e 2,223 são suspeitos de terem permanecido no país.

Outros países com número alto de overstays são México, Canadá, China, Venezuela, Colômbia e Jamaica.

Dificuldade para obtenção do visto de turista

Na opinião da advogada de imigração, Renata Castro, os números divulgados pelo DHS mostram porque está cada dia mais difícil para brasileiros conseguirem um visto de turismo e estudante.

“É importante lembrar que os brasileiros estão entre os que mais solicitam vistos de turista. Vistos de turistas são negados baseados nos períodos de permanência fora de status que as pessoas de um determinado país ficam. E, quanto mais pessoas ficam fora de status nos EUA, maior será o número de brasileiros que terá o visto de turista e o de estudante negados”, afirma a advogada.

Ela ressalta que, tendo em vista das dificuldades socioeconômicas enfrentadas pelo Brasil hoje, devido à pandemia e por razões diversas, esse número de solicitantes de vistos tende a crescer, proporcionalmente ao número de negativas. “É de se esperar que o ano de 2022, 2023, mesmo com Biden na presidência, sejam anos mais difíceis para os brasileiros obterem vistos de turista”. A advogada completa: “O Real enfraquecido também é um ponto desfavorável para os pleiteantes de vistos de turista, que não podem trabalhar e precisam comprovar que têm dinheiro para gastar”.


Abrir as portas para imigrantes pode ser a solução para a falta de trabalhadores e para reduzir a inflação, diz CEO da US Chamber of Commerce

Suzanne Clark disse a repórteres que governo deveria reduzir os obstáculos para trazer imigrantes legais, que querem estudar e trabalhar nos EUA


Presidente da US Chamber of Commerce, Suzanne Clark

Dar as boas-vindas a imigrantes que queiram estudar e trabalhar nos Estados Unidos e vir de forma legal, ajudaria a reduzir a falta de mão-de-obra no País e a reduzir a inflação. Essa é a opinião de Suzanne Clark, CEO da Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

Suzanne acredita que essa também seria uma forma de diminuir os gargalos nas cadeias de suprimento e na falta de caminhoneiros, o que ajudaria a reduzir a inflação.

“Precisamos de mais trabalhadores. Temos que abrir as portas para estrangeiros que queiram vir, ir para a escola e ficar de forma legal. O governo pode contribuir para isso, facilitando a entrada desses imigrantes”, disse a CEO.

Ela completou: “Se pudermos aliviar essa falta de trabalhadores, esse seria o caminho mais rápido para gerar um impacto na inflação”.

Pelo menos 3.6 milhões de trabalhadores pediram demissão nos EUA desde abril de 2021. Muitos usaram a pandemia como uma oportunidade de procurar trabalhos melhores, com salários mais altos, menos horas trabalhadas e trabalhos remotos. Outros decidiram mudar de carreira ou se aposentar. As indústrias mais afetadas são a de hotelaria, turismo e comércio.

No caso das cadeias de suprimentos, a falta de pessoas para trabalhar nas lavouras e dirigindo caminhões para transportar as mercadorias, reduz a oferta de produtos e colocam pressão para o aumento de preços.


Mais de 100 agentes imigratórios são presos no México acusados de corrupção

Segundo acusação, agentes recebem propinas de imigrantes e permitem que eles entre no país


Agentes mexicanos são detidos acusados de corrupção (Foto Wikimedia Commons)

Cento e cinco agentes imigratórios do México foram detidos na última semana acusados de receber dinheiro em troca da liberação de imigrantes na fronteira do país.

Segundo o National Immigration Institute, as investigações apontam que esses agentes atuavam em fronteiras nos aeroportos e terrestres.

No último dia 6, por exemplo, um grupo de imigrantes venezuelanos desembarcaram no aeroporto da Cidade do México. Os imigrantes, então, formaram uma longa fila para a checagem dos passaportes. Dentro dos documentos havia uma nota de $100 dólares.

Quando confrontados, os venezuelanos disseram que as notas estavam lá “por algum descuido”. Como eles não tinham os papeis apropriados para entrar no México, todos foram deportados de volta para a Venezuela.

A partir do dia 21 de janeiro, cidadãos da Venezuela terão que solicitar visto para entrar no México. Isso já acontece com brasileiros desde o dia 11 de dezembro de 2021.

A intenção é coibir a imigração ilegal para os Estados Unidos, já que esses estrangeiros desembarcam no México com a intenção de atravessar a fronteira Sul e chegar até os EUA. (Com informações da AFP)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia