Polícia Militar celebra o Dia Do Ensino em Rondônia

Publicado em: 07/11/2025 16:38

Comemorado em 8 de Novembro, o Dia do Ensino, na Polícia Militar de Rondônia foi comemorado na manhã de hoje, 7, em solenidade realizada no auditório do complexo da Polícia Civil de Rondônia, em Porto Velho. Foi concedida a Medalha do Centro de Ensino a autoridades civis e militares, bem como à homenagem a policiais militares que se destacaram por suas relevantes contribuições à causa do ensino e ao fortalecimento da nossa instituição.

  O coordenador de Ensino da Polícia Militar, coronel PM Carlos Gomes, enfatizou a importância do Dia do Ensino, ressaltando que todos os policiais, desde os praças até os coronéis, estão em constante aprimoramento para servir melhor à sociedade. A Polícia Militar de Rondônia se destaca por seu compromisso com a educação e a excelência na formação de seus integrantes. Isso reflete não apenas na qualidade do serviço prestado, mas também na segurança e bem-estar da população.

Coronel PM Carlos Gomes

Investir na formação contínua é essencial para enfrentar os desafios modernos e garantir uma atuação eficaz nas mais diversas situações. O Dia do Ensino é, portanto, um momento de celebração e reflexão sobre o papel fundamental da educação na segurança pública.

Na Ordem do Dia, o tenente-coronel PM Bruno Costa, Comandante do Centro de Ensino lembrou dos primeiros passos do ensino na Polícia Militar. Ele disse que o Centro de Ensino remonta à criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em 08 de novembro de 1977, tendo como seu primeiro comandante o então 2º tenente PM Valnir Ferro de Souza e sob sua liderança o CFAP teve como missão inicial a formação e o aperfeiçoamento de praças, sustentando os pilares da jovem Polícia Militar de Rondônia, instituída no mesmo período.

Com o desenvolvimento institucional e o crescente número de policiais militares, emergiu a necessidade de ampliação de suas atribuições. Cursos de Adaptação de Oficiais foram implementados e, de maneira gradativa, a missão formativa ganhou contornos mais amplos, contemplando não apenas a capacitação inicial, mas também cursos de atualização, especialização e aperfeiçoamento.

Em 1996, consolidou-se a grande evolução do ensino na PMRO, com a ativação da Diretoria de Ensino e a elevação da Diretoria de Ensino ao status de Centro de Ensino, representou mais que uma mudança de nomenclatura: simbolizou o reconhecimento da relevância estratégica da educação militar no contexto da segurança pública.

Hoje, o Centro de Ensino da PMRO desempenha papel fundamental na formação e capacitação da tropa, sendo responsável por planejar, organizar, coordenar e fiscalizar todas as atividades de ensino da Corporação, em consonância com os mais elevados padrões de excelência profissional, cumprindo a missão de formar policiais militares preparados para os desafios contemporâneos da atividade policial.

O futuro se anuncia desafiador, e o Centro de Ensino se prepara para num futuro próximo ser referência nacional na formação policial militar, sustentado em uma visão inovadora, centrada na valorização humana, no domínio técnico e na excelência profissional. Com coragem, ética e senso de dever, seguimos comprometidos com a construção de uma Polícia Militar cada vez mais forte, preparada e respeitada.

Ao ser homenageado, o desembargador Alexandre Miguel ( de paletó) disse que recebe com profunda gratidão a Medalha do Mérito de Ensino. “Essa distinção simboliza não apenas um reconhecimento institucional, mas, sobretudo, a consolidação de uma colaboração profícua entre o poder policial e as forças de segurança pública do nosso estado”.

Para ele, a Medalha representa muito mais do que a prática do ensino. Ela personifica o compromisso público com a excelência, com o conhecimento e com o aprimoramento contínuo daqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade.

Segundo ele, a Polícia Militar de Rondônia, ao longo de seus 50 anos de história, tem demonstrado que a força de uma instituição não reside apenas na disciplina e no cumprimento de suas missões, embora estes sejam aspectos fundamentais. A verdadeira força reside na capacidade de seus integrantes de se renovarem, se atualizarem e buscarem incessantemente o conhecimento como ferramenta para um serviço aprimorado.

Destacou ainda que o policial militar contemporâneo é um profissional completo. Ele precisa conhecer a lei com a mesma profundidade que um magistrado, pois é na rua, no primeiro contato com o cidadão, que o direito se concretiza ou se distancia. Ele precisa ter sólido alicerce ético, pois suas decisões instantâneas podem determinar o destino de vidas.

Por elevado senso de responsabilidade as funções de coordenação do Curso de Formação de Oficiais , foram homenageados os policiais militares:

Major PM Adlon ao lado do desembargador Alexandre Miguel
  • MAJOR ADLON CLAUDIO DA SILVA SOUSA

  • MAJOR DIEGO TANÃ MENDONÇA REIS

  • CAP FÁBIO PEREIRA DA SILVA

  • SGT MAGNA DO CARMO CRUZ

  • SGT ÉRICO JOSÉ GOMES DE CARVALHO

  • CABO BRUNO ALMEIDA DE SOUSA

  • CABO BRUNO FRANCIS DA SILVA MENDES

O major PM Adlon Sousa em razão de sua transferência do centro de Ensino, foi lido um elogio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante o período em que ele integrou a Unidade de Ensino, contribuindo de forma exemplar para o cumprimento da missão institucional.

Como reconhecimento e recompensa aos policiais militares pelos valorosos serviços e contribuições prestados ao Centro de Ensino da Polícia Militar, foi Outorgada a Medalha Mérito de Ensino:

CAP FÁBIO PEREIRA DA SILVA;

1° TEN RICARDO JOSÉ BONFIM;

1° SGT IVANEIDE DOS SANTOS PEREIRA;

3° SGT JOSIANE SILVA PANTOJA DE SOUZA;

3° SGT DAYANA PINTO DA SILVA.

3° SGT SIMONE DOS ANJOS HUBNER;

3° SGT ELI APARECIDO ALVES DA COSTA;

3° SGT NILTON ETSUO UEDA.

Pastor Jailson da UFP

Também como reconhecimento e recompensa pelos valorosos serviços e contribuições prestados ao Centro de Ensino da Polícia Militar foi concedida a Medalha Mérito de Ensino, a FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, diretor Ernandes Costa e ao desembargador Alexandre Miguel, diretor da EMERON – Escola da Magistratura do Estado de Rondônia e presidente eleito do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Jornalista Lenilson Guedes

ARIQUEMES – PATRULHA MARIA DA PENHA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA POLICIAIS MILITARES DE BURITIS

A Patrulha Maria da Penha do 7º BPM, entre os dias 4 a 6 de novembro, realizou uma capacitação voltada aos policiais militares do município de Buritis. A ação segue as diretrizes do Comando Regional de Policiamento IV e teve como objetivo preparar as equipes para o atendimento humanizado e eficaz a mulheres e meninas vítimas de violência doméstica, fortalecendo o compromisso da PMRO com a proteção e valorização da vida.

Durante o treinamento, que contou com carga horária total de 20 horas, os participantes receberam instruções teóricas e práticas ministradas por policiais da Patrulha Maria da Penha de Ariquemes, equipe reconhecida pelos excelentes resultados alcançados desde 2018 no enfrentamento à violência doméstica. O preparo dos policiais instrutores foi fundamental para a troca de experiências e para o aprimoramento técnico dos participantes.

A capacitação reforça a importância do preparo contínuo das forças de segurança e contribui para a implantação da Patrulha Maria da Penha em Buritis, ampliando a rede de proteção às vítimas e promovendo uma atuação cada vez mais efetiva e sensível às demandas sociais.

Texto: P-5 do 7º BPM / SGT PM Caroline

Fonte e foto: Patrulha Maria da Penha do 7º BPM

Compartilhar

Faça um comentário