Rafael Satiê: “Ministra Cármen Lúcia é corajosa ou covarde?”

Publicado em: 25/02/2026 12:52
Vereador falou sobre propaganda eleitoral em desfile pró-Lula no Rio de Janeiro

Rafael Satiê e Cármen Lúcia Fotos: Reprodução/Pleno.News // Antonio Augusto/STF // Antonio Augusto/STF

O vereador do Rio de Janeiro Rafael Satiê (PL) criticou duramente a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da ministra Cármen Lúcia após o desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no carnaval deste ano.

Durante entrevista ao programa Pleno Time desta terça-feira (24), Satiê afirmou que houve “dois pesos e duas medidas” por parte da magistrada. Antes do desfile, que ocorreu em 15 de fevereiro, o TSE decidiu não impedir a apresentação da Acadêmicos de Niterói sob o argumento de que uma eventual proibição poderia configurar censura prévia.

Leia também1 Malta e Girão acionam TSE por verba pública em desfile pró-Lula
2 Carnaval: Vereador vê gritos pró-Lula como campanha antecipada
3 1ª Turma do STF começa a julgar réus no caso Marielle Franco
4 Saiba quem é o desembargador que absolveu homem de 35 anos
5 Zé Trovão questiona TSE se Lula fez campanha antecipada

O parlamentar, no entanto, comparou o caso com a atuação da ministra nas eleições de 2022, quando determinou a suspensão prévia de conteúdos da produtora Brasil Paralelo. Para Satiê, houve incoerência na postura adotada em momentos distintos.

– A ministra que disse agora que não poderia haver censura prévia foi a mesma que, em 2022, censurou um documentário que nem tinha sido lançado – declarou.

O vereador também sustentou que a homenagem a Lula pode configurar propaganda eleitoral antecipada, já que o presidente está em exercício do mandato em ano eleitoral e deve disputar a reeleição. Há representações protocoladas no TSE, inclusive por integrantes do PL, partido ao qual é filiado.

Satiê foi além e afirmou que o enredo da escola teria sido “encomendado”, sem seguir o processo tradicional de escolha do samba-enredo por meio de competição interna entre compositores. Segundo ele, isso indicaria interferência externa na construção do desfile.

– Foi um samba encomendado. Não houve concurso interno. Isso mostra que houve interferência – disse.

O vereador também criticou o conteúdo apresentado na avenida, afirmando que houve desrespeito à fé cristã e a valores defendidos por parte significativa da população. Ele ressaltou que a escola acabou rebaixada após o carnaval e interpretou o resultado como uma resposta negativa do público e dos jurados.

Por fim, Satiê afirmou que o caso ainda terá desdobramentos no campo jurídico e eleitoral. Para ele, Lula deverá se explicar no âmbito das ações que tramitam no TSE.

Confira:https://pleno.news/brasil/politica-nacional/rafael-satie-ministra-carmen-lucia-e-corajosa-ou-covarde.html

*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.

Compartilhar

Faça um comentário