Situação crítica: agricultores denunciam péssimas condições da RO-133 entre Rondominas e Ouro Preto do Oeste

Publicado em: 10/11/2025 18:03

Situação crítica: agricultores denunciam péssimas condições da RO-133 entre Rondominas e Ouro Preto do Oeste

O trecho da RO-133, conhecido como Linha 153, que liga o distrito de Rondominas ao município de Ouro Preto do Oeste, em uma extensão de aproximadamente 20 quilômetros, encontra-se em situação crítica. Com o início do inverno amazônico, os primeiros sinais do serviço mal executado pelo Governo do Estado, por meio da 3ª Residência Regional do DER/RO, já começaram a aparecer — e preocupam os agricultores da região.

A rodovia, que é fundamental para o escoamento da produção agrícola e para o transporte escolar, apresenta trechos cheios de buracos, com mato avançando sobre a pista e pontos de atoleiro iminente, o que pode comprometer a mobilidade de dezenas de famílias rurais.

Os produtores rurais afirmam que, embora o Governo do Estado de Rondônia tenha anunciado em julho deste ano que a RO-133 havia recebido serviços de reconformação de plataforma (patrolamento), revestimento primário e limpeza lateral, na prática, o que foi feito não passou de um serviço paliativo e de baixa qualidade.

A população rural cobra ações urgentes e efetivas do governador coronel Marcos Rocha, do diretor-geral do DER, coronel Éder André Fernandes, e do residente da 3ª Residência Regional do DER/RO, Adinaldo Andrade, além dos deputados estaduais com base eleitoral na região, para que a situação seja solucionada antes que o período chuvoso torne a estrada intransitável.

Enquanto isso, os agricultores seguem convivendo com o descaso e a incerteza de como irão escoar sua produção e garantir o acesso de crianças e professores às escolas rurais.

Fonte:www.ouropretoonline.com

Compartilhar

Faça um comentário