Em Rondônia os “fichas imundas” permanecem em funções com altos salários dentro da estrutura pública.
ALERTA SOBRE POSSÍVEL DENÚNCIA EM RONDÔNIA 
Informações que circulam nos bastidores indicam que estaria em fase final de preparação uma denúncia a ser encaminhada ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas de Rondônia, envolvendo assessores especiais ligados ao governo estadual. Segundo relatos, alguns desses agentes já respondem a processos na Justiça, outros tiveram mandatos ou cargos cassados e ainda assim permanecem em funções com altos salários dentro da estrutura pública.
Há indícios de que alguns desses nomes já estejam percorrendo o estado em clima de pré‑campanha, utilizando, de forma questionada, a máquina pública para se expor politicamente e se fortalecer como possíveis pré‑candidatos. Nos bastidores, cresce a preocupação com o uso do fundo eleitoral: há relatos de que alguns agentes poderiam estar de olho nesses recursos, com suspeitas de articulação de esquemas de uso irregular, incluindo possíveis movimentações semelhantes ao caixa dois e acesso a recursos por caminhos que fogem da transparência.
Especialistas lembram que fraudes em notas fiscais, desvios em prestações de contas e uso indevido de recursos públicos já ocorreram em outros cenários políticos e reforçam que a vigilância precisa ser ainda maior na eleição de 2026. Comentários também apontam que alguns desses agentes teriam ciência de possíveis impedimentos jurídicos e até de futuras inelegibilidades, o que reforça questionamentos sobre o real interesse na disputa eleitoral.
O dinheiro do fundo eleitoral é público. Sai do bolso do contribuinte. Se forem confirmadas irregularidades, tais práticas podem configurar crimes graves contra a administração pública e a legislação eleitoral. Até o momento, não há posicionamento oficial do governo estadual sobre essas informações que circulam nos bastidores.
