Médico explica se tomar chuva pode realmente causar gripe ou resfriado
Foto: Reprodução
Especialista esclarece que a chuva não transmite vírus, mas ficar molhado e exposto ao frio por muito tempo pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentando as chances de infecções respiratórias
Nesses dias, sair de casa sem um guarda-chuva é praticamente impossível, mas mesmo com proteção ainda há o risco de se molhar. Será que isso é motivo para ficar doente? Um médico explica o que realmente acontece e dá orientações importantes.
Segundo o médico Jonathan B. Jassey, ouvido pelo site Health, tomar chuva não é suficiente para causar doenças como gripe ou resfriado. A chuva em si não transmite vírus. “Ficar molhado e exposto ao frio por longos períodos pode reduzir a temperatura corporal a ponto de enfraquecer o sistema imunológico. Um sistema imune debilitado aumenta o risco de contrair um resfriado ou uma gripe”, explicou o especialista.
Ele ressalta que as baixas temperaturas e o clima seco têm mais chance de favorecer a propagação de vírus respiratórios do que a chuva em si. “Tomar chuva não causa resfriado, mas ficar molhado por muito tempo pode diminuir a temperatura corporal e enfraquecer as defesas do corpo. O frio pode fazer com que os vasos sanguíneos do nariz se contraiam, dificultando a chegada de glóbulos brancos à mucosa e reduzindo a capacidade de combater germes”, acrescentou.
Veja também

FCecon dá início ao 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia
No mês da Consciência Negra, Defensoria Pública lança cartilha de educação antirracista
O médico alerta que o contato com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas é o verdadeiro fator de risco. Durante os meses frios, as pessoas tendem a permanecer mais tempo em ambientes fechados, o que aumenta a chance de contágio. “Dias chuvosos fazem com que as pessoas se reúnam em locais fechados, o que indiretamente eleva as chances de infecção”, disse.
COMO SE MANTER SAUDÁVEL EM DIAS DE CHUVA
De acordo com Jassey, a principal forma de evitar doenças é se manter seco. Ele recomenda o uso de roupas respiráveis e impermeáveis para impedir que a umidade permaneça em contato com o corpo por muito tempo.
O especialista também recomenda evitar roupas de algodão. “O algodão absorve a água e mantém a umidade em contato com a pele, o que causa sensação de frio e desconforto. É mais provável sentir frio ao usar camadas de algodão em contato direto com a pele”, explicou.
Fonte: Terra



.jpeg)
.jpeg)