Criança brasileira perde três dedos após agressão em escola de Portugal

Publicado em: 13/11/2025 19:56
Criança brasileira de nove anos é agredida por colegas de escola em Portugal. Foto: Reprodução Opera Mundi

Uma criança brasileira de nove anos teve as pontas de três dedos amputadas após ser atacada por colegas dentro da Escola Básica de Fonte Coberta, em Viseu, no norte de Portugal. Segundo a mãe, Nivia Estevam, episódios de agressões já haviam sido relatados diversas vezes à direção e aos professores, mas as queixas eram ignoradas. Com informações do Opera Mundi.

Ela afirma que o filho sofria puxões de cabelo, chutes e perseguições, sem que a escola adotasse medidas para protegê-lo. O caso extremo ocorreu na manhã de segunda-feira, durante o intervalo. De acordo com Nivia, o menino foi seguido até o banheiro por outros alunos.

Lá, dois colegas fecharam a porta intencionalmente sobre a mão dele, esmagando os dedos. As pontas de três dedos foram amputadas no impacto. “Ele me disse que ficou desesperado, sangrando muito, e que fez força para a porta abrir, mas não conseguiu porque as crianças seguravam”, relatou a mãe.

O menino conseguiu escapar se arrastando por baixo da porta, gritando por socorro, até que funcionárias o encontraram. Mesmo diante da gravidade das lesões, a família afirma que não foi informada pela escola sobre o que realmente tinha acontecido. Nivia acusa a instituição de tentar minimizar o ocorrido e de tratar o ataque como uma “brincadeira que não acabou bem”. “A escola está trabalhando isso tudo como ‘coisa de criança’”, disse.

Compartilhar

Faça um comentário