Menino de 2 anos morre de overdose após médico errar vírgula em receita

Publicado em: 18/11/2025 00:28
De’Markus Page morreu de overdose. Foto: Dviulgação

Um menino de dois anos morreu nos Estados Unidos após receber uma dose de potássio dez vezes maior que a indicada, consequência de uma receita médica digitada sem a vírgula decimal que separava 1,5 mmol de 15 mmol. O caso, ocorrido em março de 2024 na Flórida, veio a público agora com a ação movida pela família.

Segundo o processo, o erro ocorreu depois que a criança foi transferida para outra unidade de saúde para tratar uma infecção viral acompanhada de hipocalemia. A denúncia afirma que o médico iniciou o tratamento com a dose correta, mas a transcrição no sistema alterou a quantidade prescrita e ninguém corrigiu.

O processo aponta que o próprio sistema chegou a emitir alertas sobre a overdose iminente, porém o medicamento continuou sendo administrado. A criança recebeu duas doses e, poucos minutos após a segunda aplicação, sofreu parada cardíaca, desencadeando um atendimento de emergência marcado por atrasos e tentativas frustradas de intubação.

Após a reanimação, o menino foi levado à UTI e colocado em ventilação mecânica. Nas duas semanas seguintes, apresentou convulsões e outras complicações associadas ao período sem oxigênio. Sem sinais de recuperação neurológica, os pais decidiram suspender o suporte à vida em 18 de março de 2024. O processo sustenta que a sequência de falhas, impediu que ele se recuperasse da infecção que motivou a internação.

Compartilhar

Faça um comentário