Cartão, Pix ou boleto? Especialistas orientam como escolher a melhor forma de pagamento na Black Friday
Foto: Reprodução
Pesquisa do Datafolha mostra cartões de crédito e débito como opções mais usadas, enquanto o Pix ganha força entre os consumidores
Quase seis em cada dez (58%) brasileiros pretendem usar cartão de débito ou crédito para pagar as compras na Black Friday. Em segundo lugar, o Pix foi citado por 45% dos entrevistados. O dinheiro será a opção para 26%. Outros 4% vão comprar com boleto bancário. Os dados são de uma pesquisa feita pelo DataFolha, encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que ouviu 1.949 pessoas em 14 e 15 de outubro.
Para Roberto Kanter, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e sócio da consultoria Canal Vertical, a data marca a virada do Pix para um papel central nas compras:
Se no ano passado o Pix já aparecia com força, agora se tornou um dos meios de pagamento preferido do consumidor, rivalizando diretamente com o cartão de crédito. O especialista chama a atenção para uma novidade:
Veja também

Entidades da indústria e do agro celebram fim da taxa de 40% dos EUA
O mercado começa a discutir de forma mais concreta o Pix parcelado, que deve ganhar regulamentação e ampliar as opções de compra. Não necessariamente o Pix parcelado e o crediário digital são alternativas mais baratas ao cartão de crédito. Isso vai depender muito de como o lojista vai encarar essas modalidades de pagamento e como ele pretende fazer com que o cliente compre e pague nesses modelos.
Para Kanter, o preço final oferecido por cada forma de pagamento deve ser um dos pontos de atenção na hora de decidir o método de compra. Ele também recomenda levar em conta os benefícios extras oferecidos em cashbacks e programas de pontos. O cashback deve ser tratado como abatimento real no valor final da compra, e não como incentivo para consumir mais. Programas de pontos são vantajosos quando oferecem resgates simples e benefícios concretos — orienta.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Outro ponto de destaque para o especialista são os cupons de descontos oferecidos em sites e aplicativos: Os cupons fazem sentido apenas quando a compra já estava planejada. Usar um cupom só porque ele vai expirar cria despesas desnecessárias. A experiência de Josele Silva, de 40 anos, mostra como a forma de pagamento pode mudar o desfecho de uma compra.
Fonte: R7

_16.34.58_ef968683.jpg)


