Paraguai segue Argentina e também classifica PCC e CV como grupos terroristas

Publicado em: 31/10/2025 10:01
Mulher chora ao identificar parente em pilha de corpos na Penha, Rio de Janeiro. Foto: Gabriel de Paiva

O governo do Paraguai anunciou nesta quinta-feira (30) que vai declarar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas por meio de decreto. A decisão acontece após a megaoperação realizada no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos. Segundo o ministro do Comando de Defesa Nacional, Cíbar Benítez, há elementos considerados suficientes para enquadrar as duas facções.

Com a medida, o país ativou alerta máximo em toda a fronteira com o Brasil, principalmente ao leste. Benítez afirmou que haverá aumento de efetivo e reforço de equipamentos em unidades policiais e militares. O governo informou que também ampliará ações de inteligência para impedir a entrada de integrantes das facções em território paraguaio.

O anúncio se soma à iniciativa da Argentina, que já havia incluído PCC e Comando Vermelho em um registro interno de organizações terroristas. Autoridades argentinas relataram que há brasileiros ligados às facções presos em seu sistema carcerário. As declarações foram acompanhadas por orientações de segurança e monitoramento na região de fronteira.

Compartilhar

Faça um comentário