Fruta milagrosa que deixa tudo doce funciona?

Publicado em: 10/12/2025 10:48
Fruta milagrosa que deixa tudo doce funciona?
Foto: Reprodução

Entenda como e se a fruta do milagre realmente transforma o gosto dos alimentos em doce

A fruta Synsepalum dulcificum, ou “fruta do milagre” tem chamado a atenção de muita gente mundo afora, isso se deve ao fato desse alimento ter uma característica única: a capacidade de alterar o sabor de alimentos e deixá-los doces.

 

Originária da África, a fruta possui uma coloração vermelha bastante característica e em sua composição, ela conta com uma substância chamada miraculina, que é rica em vitamina C, possui um forte efeito antioxidante e é a responsável por deixar o sabor dos alimentos doce.

 

A miraculina se trata de uma glicoproteína e está presente na polpa da fruta do milagre. Essa proteína interage com os receptores de sabor na língua, as famosas papilas gustativas, revestindo as papilas e modificando a maneira como percebemos certos sabores,.

 

Veja também

 

Desvende o mistério: por que você sonha com quem odeia?

 

Chile está construindo a ponte suspensa mais longa da América Latina ligando continente à ilh

 

O efeito, porém, é temporário, durando entre 30 minutos e uma hora, dependendo da pessoa. Pesquisas atestam que o efeito é real e seguro para consumo e isso torna a fruta do milagre motivo de curiosidade por entusiastas da gastronomia, além de tornar o fruto uma ótima alternativa para quem deseja reduzir o consumo de açúcar.

 

Apresentador testa 'fruta milagrosa' que deixa tudo doce e se surpreende  com resultado - BBC News Brasil

Foto: Reprodução

 

Pesquisadores também investigam o uso desse furto seu uso como alternativa para pacientes que sofrem de perda de apetite ou alterações no paladar, como os que estão em tratamento contra o câncer. A miraculina pode ajudar essas pessoas a desfrutarem de uma dieta mais agradável sem o uso de adoçantes artificiais ou açúcares processados.

 

 

Se debruçar sobre os efeitos da fruta do milagre nas papilas gustativas vem ajudando os estudiosos a entenderem melhor o funcionamento da percepção corporal de sabores. Contudo, vale ressaltar que o consumo da fruta deve ser feito de forma cautelosa e comedida, uma vez que pode trazer efeitos negativos para a saúde.Há relatos de que comer a fruta do milagre pode causar alergias, irritações no estômago e até mesmo queimaduras na boca e no exôfago.

 

Fonte: Seleções

LEIA MAIS

Compartilhar

Faça um comentário