Se for extraditada, Carla Zambelli cumprirá pena na Colmeia

Publicado em: 13/12/2025 22:00
As autoridades italianas receberam informações sobre o local

Pleno.News

Deputada Carla Zambelli Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, informou nesta sexta-feira (12) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deverá cumprir pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, caso seja extraditada ao Brasil. O esclarecimento foi enviado ao Ministério da Justiça e será repassado às autoridades italianas.

Segundo o documento, a definição do local leva em conta o fato de Zambelli ter residência em Brasília. As informações sobre a unidade prisional foram fornecidas pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

Leia também1 Brasil fica entre os 10 países mais violentos do mundo em ranking
2 “Nada está acabado”, diz Eduardo após retirada da Magnitsky
3 SP: Enel diz que deve restaurar energia até a noite de domingo
4 Ator Peter Greene é encontrado morto, aos 60 anos, em NY
5 Terremoto de magnitude 4,4 atinge Araxá, em Minas Gerais

A Colmeia fica no Gama, região administrativa do Distrito Federal, a cerca de 35 quilômetros do centro da capital. O presídio tem capacidade para 1.062 internas e recebe presas dos regimes fechado, semiaberto e provisório.

Atualmente, 809 mulheres cumprem pena na unidade, que possui alas separadas conforme o regime e um bloco destinado às internas com autorização para trabalho externo ou saídas temporárias.

O presídio dispõe de atendimento médico, salas de aula, bibliotecas e oficinas de trabalho. Há também alas específicas para gestantes e lactantes, que podem permanecer com seus bebês por pelo menos seis meses.

No relatório enviado ao STF, a Vara de Execuções Penais informou que não há registro de rebeliões na Colmeia. Uma inspeção do CNJ realizada em agosto classificou as condições do local como boas.

Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo STF por envolvimento na invasão dos sistemas do CNJ. Desde julho, ela está presa em Roma, aguardando a conclusão do processo de extradição.

Compartilhar

Faça um comentário