A Polícia Federal divulgou o balanço consolidado da Operação Ouro na Fronteira

Publicado em: 18/01/2026 20:48
A Polícia Federal divulgou o balanço consolidado da Operação Ouro na Fronteira, deflagrada na última segunda-feira (12/1). A ação, que marca um novo nível de cooperação entre Brasil e Bolívia através do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), focou na desarticulação de balsas clandestinas que operavam nos rios da bacia amazônica.
Resumo da Ofensiva:
O esforço conjunto mobilizou mais de 50 agentes e 6 embarcações, percorrendo pontos estratégicos dos rios Mamoré, Madeira e Madre de Dios.
ItemResultado da Operação:
Equipamentos3 dragas de grande porte inutilizadas no lado brasileiro.ApreensõesFrascos de mercúrio (agente altamente tóxico) e ouro bruto.Prisões1 prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.AlcanceFiscalização em águas territoriais brasileiras e bolivianas.
Impacto Ambiental e Próximos Passos:
Além da destruição da infraestrutura física do garimpo, a apreensão de mercúrio é celebrada pelas autoridades como uma vitória contra a contaminação dos rios que abastecem as populações ribeirinhas de Rondônia e do departamento boliviano de Pando.
A Polícia Federal confirmou que o material coletado nas dragas e os documentos apreendidos agora passam por perícia técnica. O objetivo é mapear a cadeia de financiamento — o “colarinho branco” do ouro — identificando os empresários que dão suporte logístico e financeiro à extração ilegal na fronteira noroeste.
“Esta ação não é isolada. Ela integra a Operação Madeira Mamoré, uma estratégia de presença permanente das forças de segurança para asfixiar o crime transnacional na Amazônia”, afirmou a coordenação da PF. As investigações seguem sob sigilo para não comprometer a identificação dos receptadores do minério.
Fonte:PF

Compartilhar

Faça um comentário