Cursos e livros em Tremembé ajudam Robinho a reduzir pena por estupro; entenda

Publicado em: 06/11/2025 09:58
Robinho em entrevista dentro do presídio de Tremembé. Foto: reprodução

A Justiça de São Paulo acatou um pedido da defesa do ex-jogador Robinho e reduziu sua pena de prisão. A decisão, publicada no final de outubro, considerou estudos, cursos e leituras realizados pelo atleta na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado (P2) em Tremembé, conhecida como o “presídio dos famosos”. O magistrado concedeu a remição com base na Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça.

Ao todo, Robinho conseguiu abater 69 dias de sua pena. Foram 49 dias remidos por estudos, referentes a 464 horas de carga horária do Ensino Médio e 11 cursos realizados na unidade prisional. Os outros 20 dias foram concedidos pela leitura de cinco livros durante o período de encarceramento, com aval do Ministério Público de São Paulo.

A publicação não detalha quais cursos o ex-atleta realizou nem os títulos das obras lidas. A redução de pena por estudo e leitura é um mecanismo legal previsto para incentivar a reintegração social. Conforme a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimental (Funap), “a oficina busca viabilizar reintegração social, o retorno da pessoa à sociedade”.

Esta não é a primeira vez que Robinho consegue redução de pena. No início deste ano, ele já havia solicitado benefício semelhante após receber diploma do curso profissionalizante de “Eletrônica Básica, Rádio e TV”. As atividades educacionais são uma estratégia recorrente em seu processo de cumprimento de pena.

Compartilhar

Faça um comentário