A paz precisa ser digna, diz Zelensky sobre plano de Trump

Publicado em: 23/11/2025 19:16
A paz precisa ser digna, diz Zelensky sobre plano de Trump
Foto: LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS

Presidente da Ucrânia defendeu uma paz forte e duradoura, em meio às discussões sobre a criticada proposta de 28 pontos dos EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou seu apelo por uma paz forte e duradoura enquanto delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia realizam discussões em Genebra neste domingo (23).

 

Zelensky afirmou que o “cerne de toda a situação diplomática” é que a Rússia se recusou a encerrar sua invasão. “Vladimir Putin presidente da Rússia vem travando esta guerra com total desprezo por quantas das suas pessoas ele perde e por quantas das nossas ele mata”, escreveu Zelensky em uma publicação na rede social X neste domingo (23).

 

O líder ucraniano disse estar grato ao presidente Donald Trump e aos líderes europeus por se engajarem nas discussões sobre o acordo de paz proposto pelos EUA.

 

Veja também 

 

Presidente da Sérvia nega envolvimento em suposto ‘safári humano’ durante Guerra da Bósnia

 

Ataques aéreos israelenses deixam ao menos 20 mortos em Gaza

 

Seus comentários vêm depois de Trump acusar os líderes ucranianos de demonstrarem “zero gratidão” pela ajuda americana, apesar de Zelensky e outros terem agradecido publicamente ao presidente várias vezes.

 

 

 

“É importante não esquecer o objetivo principal — parar a guerra da Rússia e evitar que ela volte a se inflamar. E, para alcançar isso, a paz precisa ser digna”, disse Zelensky. “É por isso que trabalhamos tão cuidadosamente em cada ponto, em cada etapa rumo à paz. Tudo precisa funcionar do jeito certo — para que esta guerra termine de fato e para que não aconteça novamente.”

 

Fonte: CNN

 

LEIA MAIS

Compartilhar

Faça um comentário