A pergunta de Trump a Lula que selou o destino da Magnitsky contra Moraes

Publicado em: 13/12/2025 10:22
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falando em microfone, sério
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento – Rogério Pallatta/SBT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (12) que conversou diretamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a retirada das sanções impostas com base na Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Lula, o contato ocorreu por telefone na semana anterior ao anúncio oficial do governo norte-americano.

Durante discurso em São Paulo, Lula relatou o teor da conversa. “Ele perguntou: ‘é bom para você?’”, disse o presidente. Na sequência, afirmou ter respondido: “não é bom para mim, é bom para o Brasil e é bom para a democracia brasileira. Aqui você não está tratando de amigo para amigo, você está tratando de nação para nação”.

Lula acrescentou que também destacou a relevância institucional do Supremo Tribunal Federal durante o diálogo. “A Suprema Corte, para nós, é uma coisa muito importante”, afirmou. O presidente concluiu dizendo que ficou satisfeito com o resultado da conversa: “E eu fiquei muito feliz”.

 

Lula também mencionou que Alexandre de Moraes completa aniversário neste sábado (13) e afirmou, em tom de brincadeira, que a decisão anunciada pelo governo norte-americano teria funcionado como um presente.

“O Trump deu de presente para ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de um outro país punir um ministro da Suprema Corte brasileira porque estava cumprindo a Constituição brasileira. Não é possível admitir que um presidente de um país possa punir, com as leis dele, autoridades de outro país que estão em defesa da democracia. Portanto, a sua vitória, Alexandre, é a vitória da democracia brasileira”, afirmou.

No mesmo discurso, Lula se dirigiu diretamente ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), citado como possível adversário político nas eleições presidenciais de 2026. Ao chegar ao evento, o presidente cumprimentou o governador, e os dois conversaram rapidamente ao final da cerimônia.

No palco, Lula comentou previsões econômicas divulgadas no início do ano e mencionou o desempenho recente da economia. “Hoje é um dia importante por três razões. A primeira, porque eu estava vendo uma matéria nos jornais e todos os prognósticos negativos contra a economia brasileira, anunciados no início de janeiro, não deram certo, Tarcísio. Tudo melhorou no meio de outubro”, disse.

Compartilhar

Faça um comentário