Água com gás, chá ou suco de fruta? Saiba o que atrapalha a digestão
Foto: Reprodução
Temperatura, acidez e tipo de bebida podem influenciar o processo de digestão e causar desconfortos como refluxo e estufamento
Durante a refeição, muita gente aposta em um suco, chá ou até em um copo de água com gás para “ajudar na digestão”. Mas, dependendo da escolha, o efeito pode ser o contrário. Algumas bebidas provocam sensação de estufamento, azia e até refluxo, principalmente quando consumidas em excesso.
A digestão é um processo que depende da acidez, do volume e da temperatura dentro do estômago. Por isso, quando esses fatores se desequilibram, o corpo responde com desconfortos que podem ser evitados com algumas escolhas simples.
A água com gás pode ser uma boa opção quando comparada às bebidas açucaradas, mas também pode ser sinônimo de estufamento e desconforto logo após comer. O que explica essa diferença está no gás presente no líquido, que tende a expandir o estômago e aumentar a sensação de peso.
Veja também

Existem 4 tipos de orgasmo; sexóloga revela como chegar em cada um
A libido sumiu, e agora? Aprenda a mudar isso!
Essa distensão pode gerar refluxo, azia e arrotos, especialmente em pessoas mais sensíveis. Em casos mais leves, o incômodo costuma ser passageiro, mas em quadros de refluxo frequente, ele tende a se repetir.
O cirurgião gastroenterologista Paulo Barros, do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, explica que o problema não está só no tipo de bebida, mas também na quantidade e no momento em que ela é consumida.

Foto: Reprodução
Os sucos cítricos, como os de laranja, limão e abacaxi, são ricos em vitamina C e podem ajudar na absorção de ferro quando consumidos em quantidades pequenas. Por outro lado, beber em excesso e logo depois das refeições aumenta a acidez do estômago e favorece a fermentação, o que gera gases e sensação de digestão lenta.
Alguns chás realmente aliviam o estômago — como chá de hortelã-pimenta, camomila e gengibre —, já que estimulam a digestão e reduzem a sensação de estufamento. Entretanto, nem todas as ervas têm esse efeito. Chás com cafeína — como o verde, o preto e o mate — aumentam a produção de ácido no estômago e podem irritar a mucosa, piorando ainda mais o refluxo. O chá de canela também é considerado um irritante gástrico e deve ser tomado com cuidado.
Outro fator importante é que a ingestão de líquidos muitos gelados não favorece o estômago, porque as temperaturas baixas contraem os vasos sanguíneos da região e retardam o início da digestão. Para ter uma digestão leve, o recomendado é escolher líquidos neutros e em quantidades pequenas. Água sem gás, chás suaves e bebidas mornas auxiliam o trabalho do estômago sem causar sobrecarga.
Pessoas com refluxo ou gastrite costumam se sentir melhor evitando cafeína, álcool e bebidas gaseificadas. Já quem tem digestão mais lenta pode incluir no dia a dia chás de hortelã, erva-doce ou funcho, que ajudam no esvaziamento gástrico. Além das bebidas, a principal forma de prevenção para desconfortos e doenças intestinais está na alimentação saudável. Fazer escolhas equilibradas e respeitar os sinais do corpo são atitudes que contribuem para o funcionamento do sistema digestivo.
Fonte: Metrópoles




