Cientistas acham aminoácido essencial para corpo humano em asteroide que passa perto da Terra a cada 6 anos

Publicado em: 28/11/2025 10:33
Cientistas acham aminoácido essencial para corpo humano em asteroide que passa perto da Terra a cada 6 anos
Foto: Reprodução

O aminoácido triptofano, encontrado no asteroide Bennu, é comumente associado à sonolência e não é produzido pelo nosso organismo; estudo foi publicado nesta semana em revista científica

Um aminoácido, comumente associado à sonolência, foi encontrado em Bennu, um pequeno asteroide que passa próximo ao planeta Terra aproximadamente a cada seis anos. A descoberta do aminoácido do tipo triptofano no corpo celestial está registrada no estudo “Compostos orgânicos prebióticos em amostras do asteroide Bennu indicam alteração aquosa heterogênea”, publicado na Revista PNAS na última segunda-feira (24).

 

De acordo com a pesquisa, em 2020, durante a missão OSIRIS-REx da Nasa, uma nave espacial pousou no asteroide e capturou 121,6 gramas de rochas e poeira. O material coletado chegou à Terra em 2023 e, desde então, uma pequena parte dessa amostra é analisada por pesquisadores em todo o mundo. Segundo os autores do estudo, as amostras do asteroide preservam um registro da evolução química do Sistema Solar primitivo.

 

“Os compostos orgânicos detectados em análises laboratoriais dessas amostras incluem diversos componentes básicos da vida, como aminoácidos sintetizadores de proteínas e as cinco nucleobases utilizadas no RNA e no DNA. Descobrimos um aminoácido até então desconhecido, o triptofano, que não havia sido observado anteriormente em meteoritos e amostras coletadas”, afirmaram os pesquisadores.

 

Veja também 

 

Cresce o número de cassinos online no Brasil em 2025: mais de 120 plataformas operam e oferecem bônus de até R$ 10 mil

 

México anuncia construção de supercomputador mais poderoso da América Latina

Os cientistas também alegaram que os resultados ampliam as evidências de que moléculas orgânicas prebióticas, como o triptofano, podem se formar em corpos planetários primitivos e podem ter sido transportadas por impactos para a Terra primitiva e outros corpos do Sistema Solar, contribuindo para a origem da vida.

 

O triptofano, aminoácido conhecido pela lenda do Dia de Ação de Graças que associa o consumo de peru (carne que contém o triptofano) à sonolência, é essencial para o corpo, pois não é produzido naturalmente e deve ser obtido por meio da alimentação.Sua importância está no seu envolvimento na geração de serotonina e melatonina, dois compostos que afetam diretamente o bem-estar emocional e o sono.

 

Cientistas encontram substância de lenda de Ação de Graças em asteroide |  CNN Brasil

Foto: Reprodução

 

A serotonina ajuda a regular o humor e a controlar o estresse, enquanto a melatonina “é responsável por sincronizar o ciclo sono-vigília”. Quando os níveis de triptofano no corpo estão baixos, é comum sentir dificuldade para dormir, alterações de humor ou sensação de fadiga. No entanto, consumir apenas triptofano não garante que o corpo o utilizará de forma eficiente. Segundo profissionais de nutrição, é fundamental combiná-lo com outros nutrientes para potencializar seu efeito.

 

 

 

A adição de carboidratos complexos, como arroz integral ou pão de centeio, promove sua absorção. Além disso, a vitamina B6, presente em alimentos como a banana, também desempenha um papel importante ao facilitar sua conversão em serotonina. Por outro lado, uma ingestão elevada de outras proteínas pode ser contraproducente, pois pode interferir na sua absorção, afetando sua eficácia na regulação do sono.Existem vários alimentos ricos nesse aminoácido, como sementes de abóbora, gergelim, soja e queijo cheddar. Entretanto, sua inclusão diária é muitas vezes limitada ou apresentam desvantagens nutricionais. No caso do queijo cheddar, “ele é rico em gordura saturada”, o que não o torna a opção mais saudável.

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS

Compartilhar

Faça um comentário