O papel do professor mediador na inovação dos processos de aprendizagem

Publicado em: 13/11/2025 13:00
O papel do professor mediador na inovação dos processos de aprendizagem
Foto: Reprodução

Interlocutor entre os saberes diversos e os estudantes, o professor mediador ressignifica não só a aprendizagem, mas as relações dentro e fora do ambiente escolar

A educação está em constante transformação e, com ela, o papel de quem ensina. Mais do que articular o processo de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, o trabalho docente contemporâneo convida à reflexão sobre novas formas de ensinar e aprender.

 

No desejo de tornar o conhecimento mais significativo e sintonizado com os estudantes, a metodologia STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) convida o educador a se reinventar como um mediador entre conhecimentos disciplinares e a realidade da turma, incentivando o uso de habilidades analíticas para desenvolver desafios complexos.

 

“Ser uma professora mediadora é cumprir o papel de intermediação entre conhecimento e o estudante, possibilitando que a aprendizagem aconteça de forma ativa, significativa e participativa”, declara a professora declara a educadora Alba de Delgado. “Minha função não é só transmitir informação, mas sim orientar e facilitar que os estudantes construam seu próprio conhecimento a partir da relação ensino-aprendizagem”, afirma.

 

Veja também 

 

Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

 

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam na capital e interior

Alba é professora mediadora do projeto Megaton Plants. Direto do Panamá, a iniciativa é finalista da edição de 2023 do programa Solve for Tomorrow, desenvolvido pela Samsung com parceria técnica do Porvir.

 

Experiências como essa mostram como há um deslocamento de protagonismo dentro do ambiente educativo quando o professor assume o papel de mediação. Longe de ser um detentor de conhecimentos, o educador recua e dá espaço para que os estudantes encontrem sua maneira de aprender.

 

O novo papel do professor na escola - Nave à Vela

 

No Brasil, o professor Geovane Muniz, mediador do projeto Produção de biogás e biofertilizante, também finalista da edição Solve for Tomorrow Brasil 2023, assim descreve sua vivência: “O papel de mediação foi importante para incentivar os alunos a identificar o problema, que no nosso caso foi a proliferação da planta aguapé nas lagoas da região [Penalva – Maranhão, e como transformar essa biomassa em combustível. Eu agi como guia científico e técnico, garantindo que os estudantes chegassem às suas próprias conclusões nessa prática de fazer e errar, para que eles pudessem ter autonomia e desenvolvessem seu protagonismo”.

 

Qual é o papel do professor na era da Educação 5.0?

Fotos: Reprodução

 

Se o papel do professor se altera, os equipamentos e os agentes ao seu redor precisam se transformar. A mediação ajuda a reconhecer a coletividade envolvida no processo de aprendizagem, que só terá significado no coletivo, quando o corpo docente, a escola, a sociedade civil e o território estiverem trabalhando juntos.

 

 

“Pensando nos projetos STEM, os desafios estão na falta de tempo para planejar, as infraestruturas inadequadas e também a resistência às metodologias ativas. A escola pode superar isso com formação continuada, recursos e infraestrutura tecnológica, e também abrindo-se para a comunidade. Isso ainda é muito tímido no Brasil”, comenta o professor Geovane.

 

Fonte: Porvir

LEIA MAIS

Compartilhar

Faça um comentário