PMRO – Reunião no MJSP reforça integração com comandantes das Polícias Militares

Debater prioridades da segurança pública e fortalecer a cooperação entre a União e as corporações militares estaduais foram os principais temas da reunião entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCG). O encontro foi realizado nesta quinta-feira (12), no Palácio da Justiça. O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto participou do encontro.
A reunião integrou a agenda de articulação federativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com os principais atores do sistema de segurança. O foco foi o enfrentamento à criminalidade organizada, o aprimoramento das políticas públicas e a construção de estratégias integradas em todo o País.
Durante o encontro, o ministro afirmou que o Governo Federal trabalha na consolidação de uma política de segurança embasada em evidências e elaborada em parceria com estados e instituições.
“Temos a convicção de que podemos construir uma política de segurança pública baseada em evidências, com métodos sólidos, pesquisa científica, inovação e uso adequado de tecnologia, aproveitando as experiências dos diversos atores do setor”, afirmou.
O ministro também destacou o papel estratégico das polícias militares na estrutura nacional de segurança. “As polícias militares, por sua tradição, profissionalismo e presença em todo o território nacional, são pilares dessa política. Nossos esforços buscam fortalecer a integração com os demais órgãos de segurança e defesa do País”, completou.
Para o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto, o encontro foi imporante para discutir as parcerias entre governo federal e estaduais, contra o crime organizado. Aqui em Rondônia, disse ele, temos uma integração que vem dando resultados positivos contra a criminalidade a exemplo da operação Guardião da Fronteira com apreensões de armas, drogas e prisões.
Integração federativa e coordenação nacional
O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, reforçou a importância da atuação conjunta entre União e estados e o protagonismo das polícias militares na execução dos projetos.
“Não há como falar de segurança pública sem a participação dos estados e, principalmente, das PMs, que estão presentes em todos os municípios. Cabe à União coordenar a elaboração das políticas públicas nacionais e a aplicação dos recursos sob sua responsabilidade”, afirmou.
O secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, disse que a construção de soluções exige diálogo permanente com quem atua diretamente nas ruas. “Não se faz segurança pública sem ouvir quem está na ponta. Este encontro busca acolher as contribuições das polícias militares e fortalecer ações que levem mais tranquilidade ao cidadão”, ressaltou.
Combate ao crime organizado e cooperação permanente
O assessor especial do ministro, Daniel Hirata, afirmou que o enfrentamento à criminalidade organizada exige cooperação contínua entre o Governo Federal e as forças estaduais.
“Esse combate não é possível sem as polícias militares. Queremos, a partir deste diálogo, estabelecer diretrizes para uma cooperação cada vez mais efetiva entre o MJSP e as corporações de todo o País”, disse.
Representando o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, o presidente do colegiado e comandante-geral da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul destacou a disposição das corporações em contribuir tecnicamente para aprimorar as políticas de segurança.
“Estamos aqui para construir soluções com responsabilidade e diálogo, ouvindo quem atua diariamente nas ruas, para oferecer um serviço de qualidade à sociedade”, concluiu.
A reunião reforça o compromisso do MJSP com a construção conjunta de soluções para fortalecer o sistema de segurança pública, com foco na integração institucional, no uso adequado de recursos e em políticas baseadas em evidências.
OPERAÇÃO PROTETOR DAS DIVISAS E FRONTEIRAS RESULTA EM APREENSÃO DE DROGAS EM GUAJARÁ-MIRIM

Durante a deflagração da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON), em conjunto com o Pelotão de Operações com Caes/BPCHOQUE, realizaram uma importante apreensão de entorpecentes no município de Guajará-Mirim, região de fronteira.
A ação ocorreu na manhã do dia 15 de fevereiro de 2026, por volta das 11h18, na região do bairro São José. Durante patrulhamento ostensivo, os policiais visualizaram uma motocicleta ocupada por dois indivíduos em atitude suspeita — sendo o garupa identificado como uma mulher.
Ao perceberem a aproximação da guarnição e após reiteradas ordens de parada, os suspeitos dispensaram um volume ao solo e fugiram em destino ignorado. No local, os policiais realizaram a averiguação do material abandonado, constatando tratar-se de uma bolsa de cor vermelha contendo entorpecentes.
Foram apreendidos 04 tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína e 01 tablete de substância análoga à maconha, totalizando aproximadamente 5,3 quilogramas de drogas, sendo 4,3 kg de cocaína e 1 kg de maconha. Diante dos fatos, todo o material foi devidamente apreendido e entregue à Polícia Federal em Guajará-Mirim, que ficará responsável pela adoção das providências administrativas e legais cabíveis.
A ocorrência reforça o compromisso das forças de segurança pública no combate aos crimes transfronteiriços, especialmente ao tráfico de drogas na faixa de fronteira, demonstrando a efetividade das ações integradas desenvolvidas no âmbito da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras.
