Preços do petróleo sobem com incertezas sobre negociações nucleares entre EUA e Irã
Foto: Reprodução
O principal temor do mercado é uma eventual interrupção no fornecimento de petróleo por causa da escalada nas tensões entre EUA e Irã
Os preços do petróleo no mercado internacional registraram alta nesta segunda-feira devido ao impasse nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, que tem aumentado o temor de investidores sobre possíveis interrupções no fornecimento de energia global.
A elevação nos preços ocorre em meio à expectativa de uma nova rodada de conversas entre os Estados Unidos e o Irã, marcada para esta semana em Genebra (Suíça), mas sem garantias de um acordo duradouro até o momento.
Veja também

Assim como diesel, gasolina no Brasil fica mais barata do que no exterior, diz Abicom
BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026
O aumento recente nos preços reflete o receio de que tensões geopolíticas especialmente em torno das questões nucleares e potenciais retaliações possam afetar a produção ou o trânsito de petróleo, elevando o chamado prêmio de risco no mercado. A decisão dos negociadores de não avançar em pontos cruciais tem feito investidores buscar ativos ligados à energia como forma de proteção.
Analistas apontam que, embora o foco principal esteja nas conversas entre Washington e Teerã, outros fatores externos, como ações de países-produtores ou movimentos geopolíticos no Oriente Médio, também podem influenciar o comportamento dos preços nos próximos dias.




