Queda significativa no desmatamento e na degradação da Amazônia é comemorada por autoridades

Publicado em: 16/02/2026 11:31
Queda significativa no desmatamento e na degradação da Amazônia é comemorada por autoridades
Foto: Reprodução

Governo federal comemora tendência de queda e mira na meta do desmatamento zero até 2030

Dados divulgados recentemente mostram que a Amazônia tem apresentado uma redução expressiva tanto no desmatamento quanto na degradação florestal nos últimos meses, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Entre 1º de agosto de 2025 e 31 de janeiro de 2026, as áreas sob alerta de desmate no bioma caíram 35% em comparação com o mesmo período anterior. Já a degradação florestal que inclui danos causados por incêndios, extração seletiva de madeira e outros impactos que não chegam a eliminar totalmente a vegetação apresentou uma queda ainda maior, de 93% no mesmo intervalo de tempo.

 

Veja também 

 

Cheias dos rios no Amazonas colocam dezenas de cidades em alerta e emergências são decretadas

 

Preço das terras rurais dispara e hectare chega a R$ 250 mil em regiões do país

 

Os números foram comemorados pelo governo federal, que apontou os esforços em fiscalização, controle e monitoramento ambiental como fatores importantes para essa tendência de redução. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima destacou a expectativa de que, se a trajetória continuar, o Brasil possa alcançar a menor taxa histórica de desmatamento na Amazônia em 2026.

 

No cerrado, outro bioma brasileiro, também foi observada uma tendência de queda nas áreas sob alerta de desmatamento, embora em menor proporção. Os resultados refletem, segundo autoridades, ações coordenadas que incluem o uso de satélites e fiscalização intensificada para coibir práticas ilegais.

LEIA MAIS

Compartilhar

Faça um comentário