Pode ser você: brasileiros ficam com nome sujo após documentos vazarem no Pinterest

Imagens de documentos pessoais de brasileiros, incluindo RGs, CNHs, certidões e passaportes, foram encontradas publicadas no Pinterest, levantando preocupações sobre privacidade e segurança. A situação foi descoberta quando uma usuária buscava por “ID”, termo usado por fãs de K-pop para cartões colecionáveis, e encontrou documentos reais de diversos países, com alto volume de brasileiros.
O Estadão localizou proprietários dos documentos, que relataram não saber da exposição de seus dados. “Não me recordo de ter entrado nesse aplicativo. Eu tive meu CPF usado para fraudes”, disse a empregada doméstica Suélen Ramires. Entre os arquivos identificados estão carteiras de trabalho, comprovantes de residência e até passaportes, em uma plataforma normalmente dedicada a conteúdos visuais como decoração e moda.
O Pinterest afirmou que “não são permitidas imagens que revelem informações de identificação pessoal” e que aplica suas políticas rigorosamente. A empresa removeu a associação direta da palavra “ID” das buscas, mas documentos continuavam acessíveis por outros caminhos. Parte do conteúdo estava vinculado ao perfil oficial do Scribd, plataforma de documentos que republica automaticamente no Pinterest.
Especialistas alertam para os riscos da exposição. Renato Opice Blum, professor de direito digital, explicou que “isso pode acontecer por engano, por golpe ou, eventualmente, até para armazenar, sem ter aquela percepção de que aquela plataforma pode ter caráter público”. Vítimas relataram ter seus dados usados em fraudes, incluindo compras não autorizadas e inclusão do nome no Serasa.
