Religião é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado. Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados.

Publicado em: 01/11/2025 20:40

Religião

Religião é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado. Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados.

Algumas regiões possuem movimentos religiosos predominantes, como no Oriente Médio onde 90% da população segue o Islamismo.

O Brasil é considerado um Estado Laico e, por isso, se posiciona de forma neutra no campo religioso. Dentre as principais religiões praticadas no país, estão: Catolicismo, Evangelismo, Budismo e Candomblé.

Intolerância Religiosa e comportamentos xenofóbicos causam muitos conflitos em todo o mundo. Por isso, é importante conhecer e divulgar a história de cada crença e valorizar costumes e tradições dos povos mais distantes.

O catolicismo é a prática dos religiosos da Igreja Católica Romana e Ortodoxa. É um estilo de fé baseado em Cristo e seus preceitos.

Quando se fala em sincretismo no Brasil logo se associa as religiões Afro-brasileiras, pois foram construídas após a colonização.

A igreja Ortodoxa russa está presente no mundo, inclusive no Brasil, onde chegou por meio de emigrantes, oriundos de regiões ortodoxas.

As Dez Pragas do Egito acometeram os egípcios para o rei Faraó libertar o povo israelita da escravidão. Faraó cedia e depois voltava atrás.

O Anglicanismo foi fundado na Inglaterra, por Henrique VII, com tradição protestante mas com elementos em comum com a Igreja Católica.

Os símbolos do natal são mais do que simples peças de decoração. Eles têm significados e cada um traz uma história que conta a sua origem.

Os xiitas e sunitas são grupos muçulmanos que vivem em conflito por diferenças em algumas práticas. Os sunitas são os mais tradicionais.

O Deus Dionísio é um dos mais importantes deuses da mitologia e religião grega. Ele também é conhecido como deus Baco na mitologia romana.

O luteranismo surgiu a partir das críticas de Lutero aos dogmas católicos. Como consequência, permitiu que novas religiões se formassem.

O dia de todos os santos é um memorial aos seres sagrados cristãos e da umbanda. Acontece dia 1 de novembro, a homenagem a todos sagrados.

Filha de Cronos e de Rea, a deusa Hera foi a mais importante do panteão grego. Soberana entre os outros deuses, era irmã e esposa de Zeus.

O Teocentrismo valoriza o sagrado. Surgiu na Idade Média e tinha posicionamento contrário ao Antropocentrismo e ao Humanismo Renascentista.

São Tomás de Aquino foi um frade e filósofo que dedicou-se ao cristianismo. Fundou o tomismo, deixando como legando suas doutrinas.

Conheça os deuses do Olimpo: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio.

O Dia de Ação de Graças é o feriado religioso com mais de 400 anos de tradição. Foi criado quando os Estados Unidos era colônia inglesa.

Dogmatismo é a crença absoluta em algo mesmo sem comprovação científica para a afirmação. O dogmático aceita a afirmação sem contestar.

Osíris é um dos deuses mais conhecidos do Egito, pois usava da bondade para ensinar a população acerca das questões agrícolas e domésticas.

Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos que participou, junto com outros, de diversas batalhas na Grécia, como a famosa Guerra de Troia.

A Folia de Reis é feita todo dia 6 de Janeiro. Uma festa para louvar os três reis magos, que presentearam Jesus logo após o seu nascimento.

Maomé, segundo o Islamismo, foi o último profeta escolhido por Deus. Na política, o responsável pela unificação de tribos e clãs árabes.

Ártemis era a arqueira inspiradora das amazonas. Deusa da noite clara, podia ministrar as pragas e também curar doenças.

A igreja católica sentiu-se ameaçada pelas crenças que surgiram em divergência com o catolicismo. Por isso, criou a inquisição.

A deusa grega Atena é a divindade da sabedoria, força, e da inteligência militar e matemática. Filha de Zeus, foi a padroeira de toda Ática.

Deus Eros é considerado uma divindade, cuja missão é unir casais. Ele é representado como um anjo portador de par de asas, arco e flecha.

Os símbolos da Páscoa são itens sagrados que recriam a ressurreição de Jesus Cristo. Todos os elementos possuem um significado na fé cristã.

Os orixás do Brasil são divindades de origem africana ligadas as forças naturais que movimentam o universo e a própria vida.

O deus Apolo faz parte dos deuses do Olímpio e é visto como a divindade solar. Ele foi gerado por um adultério de Zeus com Leto.

Poseidon é o deus supremo dos mares e oceanos. Dono de um temperamento incontrolável, é um dos deuses mais poderosos da Mitologia Grega.

Anúbis é uma divindade da mitologia egípcia. Ele é o Deus dos Mortos, guardião das pirâmides e condutor das almas até o submundo.

A deusa Afrodite é uma divindade da Mitologia Grega que representa a sedução e a sexualidade. Segundo a história, ela já nasceu adulta.

Santo Agostinho contribuiu com as bases teóricas adotados pela Igreja Católica, foi o fundador da ordem dos agostinianos e da Patrística.

O Deus Hermes ou Mercúrio na cultura romana, é o Deus da fertilidade, da riqueza, da adivinhação, da diplomacia, do comércio e dos ladrões.

O deus Hórus é a divindade soberana da mitologia egípcia. Filho dos deuses Ísis e Osíris, simboliza o sol, o poder e a realeza.

Religião, palavra do latim que significa religação, é o conjunto de crenças e símbolos para conexões com o divino e forças sobrenaturais.

Os deuses egípcios são divindades mitológicas do antigo Egito, com o poder para interferir em diversos aspectos da vida dos seus adoradores.

Odin é representado na mitologia nórdica como deus da sabedoria. A feição dele é de um velho, mas pode assumir outras formas.

Os deuses gregos, segundo a mitologia, são seres imortais que habitam o Olimpo, comem ambrosia e bebiam néctar ao som da lira de Apolo.

Jesus Cristo é um profeta da história do cristianismo visto como Filho de Deus que veio para salvar a humanidade dos pecados.

Zeus (Júpiter) é o Deus supremo do Olimpo na mitologia grega, é o Senhor dos Céus e dos trovões, filho do Rei dos Titãs Cronos com Réia.

O ceticismo é uma corrente de estudo que abrange o ato de suspender o juízo de fatos ou ocorrências colocadas como verdade absoluta.

Intolerância religiosa é toda prática de discriminação contra pessoas e grupos de crenças diferentes. Essa conduta fere os direitos humanos.

O Deus Ares, ou Marte na mitologia romana é o sanguinário Deus da guerra, filho de Zeus (deus dos deuses) com Hera (rainha do olimpo).

O protestantismo é um movimento religioso cristão de ruptura com os dogmas. Atualmente, existem cerca de 801 milhões protestantes no mundo.

No Estado Laico existe a separação do Estado e Igreja, sendo assim as decisões políticas não sofrem interferência religiosa.

O zoroastrismo é uma religião que começou por meio do profeta Zoroastro. Acredita-se que essa crença surgiu na antiga Pérsia.

A Wicca é uma religião politeísta direcionada para a crença em duas divindades soberanas: a Deusa Mãe e o Deus Cornífero.

O xintoísmo é uma filosofia de vida tradicional japonesa com o objetivo de promover o respeito à natureza.

A Umbanda é uma crença que teve como pioneiro Zélio Fernandino de Moraes. Ela agrega elementos de outras religiões. Exemplo: O Espiritismo.

O paganismo surgiu no período neolítico, quando a humanidade passou a viver quase que exclusivamente das práticas agrícolas.

O Confucionismo é a corrente moral e política que prega o equilíbrio entre os prazeres materiais e as vontades do céu.

O taoismo faz parte da tradição milenar chinesa que mistura religião com filosofia de vida e prega a harmonia com as forças da natureza.

O Monoteísmo é a corrente que reúne religiões que defendem a crença em apenas um deus.

O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. A tradição judaica divide-se em três vertentes: ortodoxo, conservador e reformista.

O Hinduísmo é terceira maior religião em número de adeptos e uma das mais antigas do mundo que une crenças e estilo de vida.

O Candomblé é uma religião originária da região atual da Nigéria e Benin, introduzida no Brasil por africanos escravizados.

O Cristianismo é a religião baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo e, ao longo da sua história, dividiu-se em três grandes doutrinas.

Estima-se que, atualmente, mais de 1 milhão de pessoas são seguidoras do Islamismo no Brasil.

O Budismo chegou ao Brasil no século XX, com os primeiros imigrantes japoneses, e continua conquistando diversos seguidores.

Compartilhar

Faça um comentário