Operação Sentinelas do Madeira Apreende Embarcações Usadas em Esquema Criminoso

Balsas utilizadas no transporte ilegal de soja e combustível são removidas na região ribeirinha do Baixo Madeira.
Na tarde desta terça-feira, 04 de novembro de 2025, por volta das 15h30, equipes da Polícia Militar deram continuidade à Operação Sentinelas do Madeira, realizando ação na comunidade São Miguel, localizada na área ribeirinha do Baixo Madeira. A intervenção ocorreu em decorrência de uma ocorrência anterior que resultou na prisão de sete indivíduos ligados a um grupo criminoso que atuava na movimentação ilegal de cargas na região.
No local, os militares identificaram duas balsas de grande porte, conhecidas popularmente como “submarinos”, empregadas no transporte clandestino de soja, combustível e outros produtos para um porto irregular instalado na comunidade. As embarcações estavam ancoradas próximas a um posto de apoio já monitorado em fiscalizações anteriores.
Após a devida avaliação técnica realizada pela equipe competente, foi confirmada a presença de carga de soja acondicionada nas estruturas. As balsas foram então apreendidas e removidas, passando à custódia oficial, onde permanecerão sob responsabilidade do Estado até definição judicial sobre seu destino.
A ação desta terça reforça o histórico de operações na mesma área, onde já foram apreendidos:
embarcações menores,
galões usados para armazenamento irregular de combustível,
e veículos vinculados ao transporte clandestino.
A atuação da Polícia Militar integra o esforço contínuo de combate ao crime organizado, sobretudo no enfrentamento de facções que utilizam as rotas fluviais para movimentação ilícita de cargas e abastecimento logístico.
“Estamos reforçando a presença do Estado nessa região, interrompendo o fluxo logístico do crime e garantindo segurança às comunidades ribeirinhas. A Operação Sentinelas do Madeira é permanente e seguirá firme na proteção do patrimônio público e ambiental.” — TC PM Alex Carvalho de Miranda, Comandante do 1º BPM.
Ao final, todo o material apreendido foi devidamente registrado, transportado e depositado sob guarda do 1º Batalhão, permanecendo à disposição da Justiça.
A Polícia Militar segue em monitoramento constante no Baixo Madeira, mantendo o compromisso com:
aplicação da lei; preservação da ordem pública, e segurança das comunidades ribeirinhas.
Texto: P5 1º BPM
Fonte: Polícia Militar de Rondônia
10º BPM- Sala de Videomonitoramento é inaugurada no Quartel da Polícia Militar em Nova Brasilândia D’Oeste.

Na manhã da última terça-feira (03/11), a Polícia Militar em Nova Brasilândia – 10º BPM, participou juntamente com a Credisis-Credibras, Unitelecon, Prefeitura Municipal e autoridades locais, na inauguração da Sala de Videomonitoramento, dentro do Projeto Cidade Segura, marcando um importante avanço na segurança pública de Nova Brasilândia D’Oeste.

O projeto é uma iniciativa da Cooperativa de Crédito “Credisis-Credibras” em parceria com a Polícia Miliar, Unitelecon e Prefeitura Municipal, onde unem tecnologia, dados e inovação com objetivo reforçar a segurança local, contribuindo para que os cidadãos de Nova Brasilândia D’Oeste tenham mais tranquilidade e consequentemente, qualidade de vida.
No contexto da segurança, a aplicação dessas ferramentas torna a atuação da Polícia Militar mais eficiente, estratégica e preventiva. Entre as principais inovações estão o uso de câmeras com reconhecimento facial, leitura automática de placas (OCR) e análise de comportamentos suspeitos, fortalecendo o trabalho policial com inteligência e agilidade. As imagens captadas são transmitidas em tempo real para a nova Sala de Videomonitoramento, equipada com um moderno videowall, onde os operadores da Central de Operações da Polícia Militar, monitoram de forma integrada os principais pontos da cidade.
Durante a solenidade, o quartel da Polícia Militar em Nova Brasilândia, recebeu novo conjunto tecnológico, com acesso a 13 câmaras distribuídas em pontos estratégicos da cidade.
A nova estrutura permite a identificação rápida de veículos e pessoas envolvidas em possíveis práticas criminosas, além de auxiliar na organização do trânsito urbano. Com o suporte dessas tecnologias, o policiamento se torna ainda mais ágil e proativo, aumentando a capacidade de resposta e a eficiência na prevenção de crimes.

Polícia Militar de Rondônia, servindo e protegendo.
Fonte:
Seção de Comunicação do 10ºBPM
