Empreendedor rondoniense leva tambaqui e pirarucu ao centro da alta gastronomia nacional
Piscicultura de Rondônia ganha destaque em degustação exclusiva em Brasília

Com apoio do Sebrae, piscicultura de Rondônia é apresentada a mercado seletivo em Brasília
A piscicultura de Rondônia deu mais um passo importante rumo ao reconhecimento nacional ao ser apresentada a um seleto público em Brasília (DF), em um evento que uniu gastronomia, negócios e valorização da produção regional. O empreendedor Elivelton Rodrigues, sócio-proprietário do Frigorífico de Peixes Rodrigues, localizado na zona rural do município de Vale do Paraíso, na região central do estado, foi o responsável por levar o melhor do pescado rondoniense à capital federal.

Distante cerca de 370 quilômetros de Porto Velho, Vale do Paraíso tem se consolidado como referência na produção de peixes amazônicos de qualidade, realidade que pôde ser comprovada durante a apresentação e degustação realizada no restaurante Superquadra, em Brasília. O evento reuniu chefs de cozinha, donos de restaurantes e proprietários de supermercados, um público estratégico para a expansão do pescado amazônico em mercados mais exigentes.

Empreendedor rondoniense leva tambaqui e pirarucu ao centro da alta gastronomia nacional
Especialista em cortes finos de pescado, Elivelton Rodrigues apresentou um menu que evidenciou a versatilidade e a sofisticação do tambaqui e do pirarucu. Entre os pratos preparados estiveram ceviche de tambaqui, costela de tambaqui, banda de tambaqui assada de aproximadamente 400 gramas, além de filé de pirarucu e pirarucu em cubos.

A condução do menu de degustação ficou a cargo do renomado Master Chef Helvécio Maciel, profissional reconhecido por sua expertise em pescados, carnes vermelhas e carnes exóticas de caça. Helvécio é Old School Butcher (açougueiro à moda antiga) e possui formação em gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), agregando ainda mais credibilidade técnica ao evento.

A iniciativa contou com o apoio do Sebrae, tendo como coordenadora do projeto a senhora Seli, além da AGRIPAR, entidade que detém o Selo do Tambaqui do Vale do Jamari, reforçando a origem, a qualidade e a rastreabilidade do produto apresentado.

Durante sua fala, Eliverton Rodrigues destacou a importância da agricultura familiar e ressaltou o crescimento expressivo do mercado de pescado no Brasil. Segundo ele, a piscicultura de Rondônia vive um momento de consolidação e expansão, sendo cada vez mais representada com profissionalismo e glamour em grandes eventos nacionais e internacionais.

O evento em Brasília não apenas apresentou sabores amazônicos, mas reafirmou o potencial econômico da piscicultura rondoniense, demonstrando que o estado está preparado para ocupar espaço de destaque no cenário gastronômico e agroindustrial do país.

Do Vale do Paraíso para Brasília: pescado de Rondônia ganha vitrine nacional
Fonte:www.ouropretoonline.com
