Atividade física altera o funcionamento do coração e ajuda na prevenção de arritmias
Foto: Reprodução
Lados direito e esquerdo do órgão reagem de formas diferentes ao exercício, revelando mecanismos que podem ajudar na saúde cardiovascular
Um novo estudo mostrou que exercícios aeróbicos moderados e frequentes fortalecem o coração e provocam alterações nos nervos que regulam seus batimentos. A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As informações são da Revista FAPESP.
A investigação revelou que o efeito do treinamento físico não é igual nos dois lados do órgão. Em experimentos com ratos durante 10 semanas, o lado direito do coração apresentou cerca de quatro vezes mais neurônios responsáveis pela regulação cardiovascular em comparação com o lado esquerdo. Já os neurônios do lado esquerdo quase dobraram de tamanho, enquanto os do direito sofreram leve redução.
Veja também

Pesquisadora brasileira cria caneta que detecta câncer em 10 segundos
Segundo os pesquisadores, esses grupos nervosos funcionam como interruptores que ajustam a intensidade do batimento cardíaco. A pesquisa identificou um padrão esquerdo-direito no sistema de controle automático do corpo, considerado essencial para o funcionamento do coração. Compreender essas diferenças pode abrir caminhos para tratamentos mais precisos de problemas como arritmias e dores no peito, mostrando a influência direta do exercício físico na saúde cardiovascular.

Foto: Reprodução
A constância na prática de exercícios é um fator determinante para a saúde e a longevidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos entre 18 e 64 anos realizem entre 150 e 300 minutos de atividades físicas de intensidade moderada por semana ou pelo menos 75 minutos de intensidade maior. O fortalecimento muscular também deve ser priorizado, incluindo exercícios com pesos, ao menos duas vezes por semana.
Fonte: Revista Forum




