BRASIL SOB LULA CONTINUA ENTRE OS PAÍSES MAIS CAROS DO MUNDO PARA INVESTIR E FINANCIAR
Publicado em: 18/06/2026 10:00
Mesmo com o corte recente da Selic de 14,50% para 14,25% ao ano, o Brasil segue em posição de destaque no ranking global de juros reais.
Segundo levantamento da Lev Intelligence e MoneYou, o país passou a liderar a lista mundial, com juros reais estimados em 9,67% ao ano.
O resultado coloca o Brasil à frente de economias como a Rússia, que aparece em segundo lugar com cerca de 9,31%.
O avanço ao topo do ranking ocorre mesmo com a redução da taxa básica de juros, mostrando um cenário ainda restritivo para crédito e investimento.
A elevação relativa do Brasil no ranking é explicada também pela queda dos juros reais em outros países, influenciada por mudanças nas expectativas globais de inflação.
Fatores externos, como tensões geopolíticas e revisões inflacionárias, contribuíram para alterar o cenário internacional e reposicionar diversas economias.
No ranking nominal, no entanto, o Brasil ocupa a 4ª posição entre 40 países, atrás de Turquia, Argentina e Rússia, mantendo-se entre os ambientes financeiros mais caros do mundo.